São Paulo - A Fehab 2003 - Feira Internacional da Indústria da Construção, que começa na próxima terça-feira em São Paulo, vai mostrar uma série de tecnologias para o lar moderno. Entre as atrações, o TecnoHab-Salão de Tecnologia e Qualidade na Construção Civil apresentará uma vila de casas feitas com diferentes tecnologias de construção, iluminação e saneamento.
O grande destaque da vila será uma edificação ecológica de 100 m2, para provar que o conceito de sustentabilidade na construção já pode ser colocado em prática, mesmo em lotes urbanos, sem prejuízos para a arquitetura. Mais do que uma casa específica, a Smart Home retrata um projeto de arquitetura em torno do qual pode-se desenvolver diversas alternativas de plantas e soluções.
O projeto é desenvolvido em módulos, de maneira a otimizar os materiais e racionalizar o seu uso. A Smart Home é um projeto dos arquitetos Gabriel Kalili e Fernando Freitas e após a apresentação no Tecnohab será doada a Projeto Inter-Rios, uma ONG voltada para o desenvolvimento do ecoturismo de Capão Bonito (SP).
A ITA Construtora, que produz estruturas industrializadas de madeira levará à feira um módulo residencial com 45 m2 para demonstrar as possibilidades de industrialização da madeira para se fazer pisos, paredes, coberturas e caixilharias, perfeitamente ajustadas às estruturas. De acordo com o engenheiro Daniel Salvatore, a principal vantagem do sistema é permitir maior liberdade nos projetos, com custos, qualidade e prazos controlados.
Para apresentar o sistema Steel Frame, a Construtora Sequência fará uma casa de 42 m2. O sistema Steel Frame é caracterizado por sua produção industrializada, tendo como matéria-prima perfis de aço galvanizado, garantindo leveza, uniformidade e durabilidade. Esses perfis são interligados por meio de parafusos auto-brocantes, formando painéis, que por sua vez, vão compondo um conjunto auto-portante. ''Entre as facilidades estão o prazo de execução (3 dias) e o valor de comercialização, aproximadamente R$ 15 mil'' afirma o arquiteto Alexandre Mariuti, da Construtora Sequência.
O Grupo Gerdau participa da vila de casas com a sua linha de produtos para a construção de moradias populares. A estrutura, será montada numa área de 60 m2, com estribos, treliças, colunas e malhas pop, produtos prontos para o uso que possibilitam obter maior rapidez, economia, qualidade e segurança. As colunas Pop, indicadas para obras de pequeno porte, são montadas com vergalhões GG 50 e utilizadas com vigas, cintas e baldrames. As malhas Pop - armaduras prontas em aço CA 60 fornecidas em painéis de 2m X 3m - são empregadas em lajes pré-fabricadas e pisos para evitar o surgimento de trincas e fissuras.


Serviço
19 FEHAB - Feira da Internacional da Indústria da Construção, de 9 a 13 de setembro de 2003, no Expo Center Norte, em São Paulo. Horário: 14:00 às 21:00 horas

mockup