Muitas inovações tecnológicas utilizadas pela indústria da construção que só agora chegam ao mercado norte-paranaense, e algumas antecipações de lançamentos em produtos que só estarão sendo divulgados para o mercado nacional a partir de abril, quando será realizada a Feira Internacional da Construção-Feicon, em São Paulo marcaram a Feiracon 2001, que termina hoje no Centro de Eventos de Londrina.
A Incepa trouxe para o estande da Casa Acabamentos, o lançamento da Linha Máxima, lavatório em louça (com opções em quatro cores), com coluna adornada em metal, e saboneteira e toalheiro acoplados (na bacia) do mesmo material. Representante também da marca Imab, a loja londrinense está comercializando, no varejo, também outros dois lançamentos nacionais em fechaduras: linha Glip para portas externas e internas, com variações de modelos e cores em acabamento de luxo.
Para os consumidores adeptos das novidades em revestimentos texturizados para paredes e do conceito Faça Você Mesmo, a Techstone está vendendo um equipamento, exclusivo para garantir os efeitos da aplicação de seu mais novo produto – o Miracle. Apelidado de ‘‘caneco’’, o projetor dispensa a contratação de mão-de-obra especializada para ser utilizado. No pacote estão instruções pessoais do fabricante que está há mais de oito anos no mercado de revestimentos especiais, para que o consumidor realize com segurança, e obtenha qualidade no trabalho de pintura desejado.
Outro expositor que antecipa, em Londrina, o lançamento nacional previsto para abril da marca japonesa Hitachi: aparelho de ar condicionado com o conceito ‘split’ (uma unidade interna e outra externa), em voltagem 110w. Ou seja, não precisa de rede elétrica especial como os similares desta e de outras marcas, produzidos apenas em 220w, tem preço mais acessível (se comparados com os do mesmo conceito), pagamento em até 12 meses e que pode ser instalado (o motor) em nichos já existentes na alvenaria ou mesmo em paredes de madeira. A novidade apresentada pela única marca que opera no Brasil com condicionadores em duas voltagens está no estande da Hindrel.
Na feira da construção que teve também, como evento científico paralelo, o Congresso Paranaense do Ambiente Construído (terminou na sexta-feira) discutindo os desafios para o emprego da tecnologia sem destruir, ou minimizar os danos, da qualidade de vida dos habitantes urbanos, a exposição de um produto imprescindível para garantir a qualidade e durabilidade das obras, só que ecologicamente correto.
Carro-chefe da franquia Hidro Maringá, o impermeabilizante Veda Água é atóxico e, ao contrário dos tradicionais que têm os derivados de petróleo como elemento básico, é composto de cimento polimérico cristalizante não rígido, que se funde em contato com a água. Outra vantagem, na diferença, segundo o representante é ser um produto à base de água. Por isso, deve que ser aplicado em parede (ou superfície a ser impermeabilizada) umedecida para que ocorra a cristalização do cimento, o que facilita a resolução de problemas emergenciais da infiltração.
Na linha de pisos laminados, mais antecipações de lançamentos e novidades que estiveram expostas antes, apenas na maior feira mundial para este segmento, a Surfaces Expô, realizada em Las Vegas (EUA), no mês passado. A marca sueca Pergo, que tem em todas as suas linhas, padrões em laminados que podem ser usados também na cozinha e área de serviço, está representada com exclusividade na região do Brasil no estande da PisoCenter; a Laminet, no espaço comercial da Piso Plus, explora o laminado com desenho e textura imitando o mármore; e a Trevo Piso, em estande da própria marca, mostra a nova linha de acessórios (rodapés) produzida em madeira maciça e revestida com a mesma lâmina do piso (cor) escolhido – o lançamento nacional é outra opção da empresa que já fabricava os acessórios em MDF pigmentados com tintura à base de melanina.

mockup