Faltam empregados na área técnica
Mesmo com a situação se estabilizando no que diz respeito à oferta de mão de obra na construção civil, algumas construtoras ainda dizem sentir falta de trabalhadores para atender a demanda de obras na cidade e região. Atualmente, 600 pessoas com carteira assinada trabalham nos canteiros de obras da Construtora Artenge. No entanto, ainda existem 60 vagas não preenchidas em Londrina e cidades vizinhas, principalmente nas áreas operacionais, como serventes, carpinteiros, pintores, afirma Érica Fernandes, coordenadora de Recursos Humanos da construtora. Dos contratados, 95% é da região.
Mão de obra capacitada também está ficando mais escassa, diz a coordenadora, principalmente nos cargos mais técnicos como eletricistas e encanadores. ''Cursos de capacitação sempre têm, mas alguns tipos de capacitação só ocorrem a longo prazo e precisa ter estrutura para fazer.''
Para o engenheiro Márcio Giocondo, da Construtora Vectra, a falta de trabalhadores capacitados na área técnica é uma constante. Por outro lado, ele comemora o aumento da oferta de mão de obra em geral depois de um ano difícil em 2011. Segundo Giocondo, as vagas que são abertas na construtora logo são preenchidas. A construtora possui mais de 250 funcionários e cerca de 400 terceirizados. ''Os empreiteiros estão com bastante mão de obra. Estamos até selecionando.''(M.F.C.)





