Falta de tempo estimula a praticidade
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de janeiro de 2000
Carolina Avansini
De Londrina
Especial para a Folha
As atribulações do cotidiano e a falta de tempo para cuidar da casa estão estimulando a procura por móveis práticos e fáceis de limpar, mais adaptados ao dia-a-dia corrido daqueles que trabalham.
Uma opção são os chamados sistemas componíveis, que podem ser usados em dormitórios, escritórios e salas. Baratos e funcionais, eles se transformam de acordo com as necessidades do ambiente, evitando trocar os móveis quando o cômodo muda de função.
De acordo com a design de móveis Dirce Ayaco Carneiro, o consumidor está mudando o conceito de status. Hoje as pessoas querem peças bonitas e modernas, mas procuram por preços acessíveis. Os sistemas componíveis são indicados porque oferecem qualidade e versatilidade a um custo mais reduzido, explica. Ela acrescenta que os sistemas são indicados para pessoas que moram sozinhas e não costumam recorrer aos serviços de uma diarista.
A arquiteta Maria Inês Demeterco compartilha dessa opinião e destaca a busca cada vez maior pelo conforto. Meus clientes, independente da idade, procuram por móveis funcionais e confortáveis. Os espaços ociosos, como salas de TV e visita, estão desaparecendo. Hoje, todos os ambientes da casa possuem multifunções, diz.
A Spazio Uno, de Curitiba, especializada em móveis e decoração trabalha com armários no sistema componível revestidos por membrana sintética que garante mais higiene e durabilidade. Os produtos são muito bem aceitos entre profissionais liberais, empresários e estrangeiros. São pessoas que procuram por qualidade a uma relação custo/benefício satisfatória. Eles sabem que qualidade não é sinônimo de preços altos, afirma Dirce.
Para a arquiteta Rosely Mazzaroba, os consumidores que procuram ambientes mais limpos ou clean são jovens e aceitam melhor as novidades. Ainda assim, conforto e qualidade são requisitos obrigatórios. Os móveis têm que ser duráveis, estar sempre com cara de novo. Além disso, precisam de um design que dure muito tempo, para que a pessoa não precise trocar de ano em ano, completa.
A tendência também é válida para empresas e escritórios. A cada dia, o mercado acusa uma demanda cada vez maior por produtos inovadores para profissionais modernos. Qualidade, design, tecnologia, ergonomia e cuidados com o meio-ambiente são prioridades, aliados ao conceito de um escritório mutável e informal, coloca o arquiteto e designer Ronaldo Duschenes, diretor da empresa especializada Flexiv.
A linha Multiuso da Flexiv adotou esta tendência, que deve ser seguida por muitas outras marcas de móveis para escritório no ano 2000. O sistema foi projetado para possibilitar a organização do plano de trabalho individual e em grupo. Os móveis são como peças que se adaptam ao estilo e ritmo de trabalho de cada um. Dentro desta filosofia, a linha Multiuso pode ser organizada de acordo com as necessidades de cada empresa. A Flexiv desenvolveu estes móveis para o profissional trabalhar como, quando e onde quiser e com muito estilo, ressalta Duschenes.
Para ele, os escritórios modernos que buscam maximizar a produtividade estão tornando-se cada vez mais funcionais, confortáveis e preocupados com a interação e a autonomia dos funcionários. Muitas empresas estão abolindo a hierarquia que separa os funcionários entre divisórias e salas fechadas, de acordo com sua posição na empresa, e aproveitando melhor o espaço de trabalho, lembra.
Um dos destaques da linha é a Mobildesk. Dona do Prêmio Nacional de Design Mobiliário de 1999 da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), é uma estação de trabalho com rodas, de fácil transporte e que pode ser adaptada em qualquer ambiente, de acordo com a necessidade e número de funcionários de cada empresa. Além disso, a estação também é indicada para a utilização em home office (escritório em casa), já que ocupa pouco espaço, explica Duschenes.Corre-corre da vida moderna abre espaço para móveis práticos e fáceis de limpar. Sistemas componíveis estão entre as opções
DivulgaçãoCONFORTO E BELEZASistema componível revestido por membrana sintética: mais higiene e durabilidadeDivulgaçãoEstação de trabalho vencedora do Prêmio Nacional de Design Mobiliário 99 da Abimóvel: rodas facilitam o transporte e a adaptação em qualquer ambiente