Da Redação
Luminosidade uniforme, equipamentos versáteis e sistemas integrados são algumas das vantagens que os fabricantes estão trazendo ao consumidor através de produtos desenvolvidos dentro de um novo conceito de iluminação. Com esses produtos, por exemplo, é possível gerenciar a distribuição da luz, acabando com jogo de sombras ou focos de calor. Também é possível acoplar até oito unidades em um mesmo cabo de alimentação ou agregar equipamentos auxiliares como reatores, ignitores, capacitadores e lâmpadas.
Os sistemas integrados da GE Iluminação são constituídos por projetores e luminárias que já possuem todo o equipamento auxiliar e lâmpadas em um mesmo produto. De fácil montagem, os equipamentos estão disponíveis em mais de 100 modelos com inúmeras variações e acessórios. Fabricada com material reciclável, essa nova linha tem compromisso com o conceito de praticidade e conservação de energia.
As luminárias podem ser utilizadas em áreas externas como luz de segurança e em substituição a lâmpadas incandescentes, proporcionando economia. Em áreas internas, são adequadas para ambientes comerciais, industriais ou residenciais, podendo ser fixadas no teto ou na parede.
Outro lançamento da empresa na linha ecologicamente correta é o projetor Powr Spot, capaz de minimizar os efeitos da poluição. Fabricado com material reciclável, possui elevada eficiência luminosa, sendo indicado para locais onde há necessidade de instalação de refletores em grandes alturas ou distâncias, como é o caso de campos esportivos para recreação e competição. Resistente à corrosão e intempéries tem estrutura leve, considerando sua capacidade e potência.
A GE Iluminação – empresa fundada nos Estados Unidos pelo inventor da lâmpada incandescente, Thomas Alva Edson – está no Brasil desde 1982, produzindo cerca de 300 milhões de lâmpadas dos mais variados tipos e comercializando mais de 800 diferentes itens relacionados a esta área.
Desenvolvido a partir de um filme ótico condutor de luz, o sistema de iluminação Light Pipe da 3M do Brasil permite que a luz seja transportada por longas distâncias – até 57 metros. Recomendado para ambientes internos industriais e comerciais (e externos em algumas aplicações), o sistema é constituído por um iluminador acoplado a um tubo oco de policarbonato transparente (revestido internamente com OLF), e está disponível no mercado em três tamanhos – 2, 2,4 e 6 metros de comprimento, indicados respectivamente para sistemas de 25 cm, 30 cm e 10 cm de diâmetro.
Confinada em um ambiente externo ao local a ser iluminado, a fonte de luz evita que os usuários fiquem expostos ao brilho da lâmpada (diretamente ou através de reflexões em outras superfícies da área de trabalho), tornando o sistema mais seguro, pois o tubo não contém gás, vidro ou eletricidade. Mais: como o calor gerado pelo sistema não extrapola os limites da fonte de luz, constitui-se em alternativa para grandes câmaras de resfriamento. A facilidade de acesso para a manutenção também indica a instalação do produto em piscinas.
Visando proporcionar uso mais criativo da iluminação, a Yellowstar está lançando no Brasil as luminárias de conexão MR10, que permitem acoplar até oito unidades ligadas em um mesmo cabo de alimentação. Versátil, o novo produto pode ser usado em sancas, no contorno de ambientes, dentro de armários, sobre a escrivaninha, nas vitrines das lojas ou na bancada de computador, entre outras aplicações.
Vendidas com calha, reator e lâmpadas acopladas em uma única peça, as luminárias custam em torno de R$ 39,00 incluindo lâmpada de refil para uma eventual queima após os seis meses de garantia. Em todos os seus produtos, a Yellowstar privilegia os aspectos práticos, econômicos e decorativos, maximizando a relação custo-benefício. A qualidade, segundo o fabricante, é comprovada pelo selo de aprovação do Mercado Comum Europeu.

mockup