Onde e como os homens vão viver em 2040? Para os baby boomers (nascidos de 1940 a 1959), a geração Y (nascidos de 1960 a 1979) e os millennials (nascidos de 1980 a 1994), o conforto é a palavra que vai definir o estilo de vida do comprador de imóveis nos próximos 20 anos. É o que mostra o estudo “Comportamento do consumidor de imóveis em 2040”, realizado pela Deloitte e pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Baseando-se na análise de dados de fonte oficiais, assim como na identificação dos grandes cenários que vão impactar o mercado de imóveis em 2040, a pesquisa aponta as tendências em habitações para as próximas duas décadas, com foco nas gerações que vão moldar o futuro. O estudo inclui ainda um levantamento com 1.343 pessoas que responderam a questionário eletrônico em junho de 2019, que traz o compilado de preferências do consumidor.

“O conforto está relacionado não apenas à tecnologia, mas também aos itens de acabamento que permitem ao morador um alto desempenho da edificação, especialmente quanto às questões térmicas e acústicas”, argumenta o diretor da Adriática Incorporadora, Gabriel Joaquim, de Curitiba.

Diante desse cenário, as construtoras e incorporadoras precisam investir alto em soluções e materiais eficientes em seus empreendimentos imobiliários: a pesquisa da Deloitte e da Abrainc revela que os compradores com faixa de renda acima de R$ 3 mil por mês estão menos propensos ao compartilhamento, restringindo essa ação para serviços, como lavanderia e vaga de garagem, priorizando privacidade e comodidade.