Alguns dos maiores especialistas em MDF do mundo estarão reunidos em São Paulo, nos dias 19 e 20 deste mês, no 1º Simpósio Brasileiro sobre o produto.
O MDF é produzido a partir de fibras de madeira de pinus e, além de ser ecologicamente equilibrado está em condições de disputar mercado com as madeiras maciça e compensada.
O encontro, organizado pela Duratex, é destinado a empresas usuárias, engenheiros, arquitetos, designers, decoradores, representantes de empresas da construção civil, varejo de móveis e associações de classe do segmento.
Para falar sobre a posição que o MDF ocupa hoje no mundo, quais os países produtores, como trabalhá-lo, usos e aplicações, a Duratex está trazendo palestrantes da Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha, além de brasileiros como os arquitetos Ruy Ohtake e Brunete Fraccaroli.
Hoje a América do Norte produz 4 milhões de metros cúbicos (m3) ao ano de MDF. A Europa 7 milhões de m3/ano e a Ásia e Oceania, juntas, 6 milhões de m3/ano. No final da década de 80, a América Latina, através do Chile, também entrou para o mercado produtor e responde atualmente por 2% da produção mundial.
No Brasil, o consumo do MDF começou na década de 90. Em 1997, a Duratex inaugurou em Agudos a primeira fábrica de MDF do País. Este ano a produção da fábrica deve chegar a 180 mil m3. Até o ano 2000, a capacidade de produção mundial de MDF deverá crescer 24% chegando a 22 milhões de m3/ano.
Serviço
1º Simpósio Brasileiro de MDF, dias 19 e 20 de outubro, das 9 às 18 horas, no Hotel Sheraton Mofarrej, em São Paulo. A participação é gratuita e o número de vagas, limitado. Informações: 011/828-0897ReproduçãoCozinha Bertolini em MDF: material disputa mercado com as madeiras maciça e compensadaDa Redação

mockup