Da Redação
A experiência do Projeto Piloto na aquisição de novas tecnologias de produção e gerenciamento de obras será destacada neste semestre dentro da programação do 1º Ciclo de Redução de Custos na Construção, promoção do Sistema Sinduscon-PR (Universidade Livre da Construção-Unicons e Instituto Obra Prima-IOP).
O seminário Difusão das Experiências do Projeto Piloto, distribuído em encontros mensais, a partir da próxima quinta-feira, dia 30, em Curitiba, vai enfocar o planejamento e demais resultados obtidos em mais de 100 pesquisas sobre materiais e sistemas construtivos, numa nova visão de gerenciamento para reduzir custos globais de obras.
O edifício Obra Prima – resultado do projeto que tem consultoria alemã através de convênio firmado entre o Sinduscon-PR e Citpar – está em fase de construção no bairro do Cabral e reúne investimentos de 27 empresas construtoras de Curitiba. Entre os ganhos já indicados pelos estudos realizados para o empreendimento – que agora serão acessíveis a todo mercado construtor – estão a redução de custo e de perda de materiais, qualidade e velocidade na execução da obra.
Dirigido a empresários, engenheiros, arquitetos e outros profissionais do setor da construção, o seminário terá como principais temas o planejamento, como ferramenta de otimização do empreendimento; os novos materiais, processos e sistemas construtivos; a avaliação do custo orçado x realizado; os indicadores de produtividade; gestão da mão-de-obra; softwares utilizados e a melhor qualidade no produto final.
Além dos integrantes do grupo gestor do Projeto Piloto e equipe técnica da obra, o seminário reunirá como expositores os arquitetos, projetistas e consultores que participam do empreendimento. Também, representantes do Senai, UFPR e entidades parceiras. O professor Fritz Georg Gehbaur, da Universidade de Karsruhe, e consultor do Projeto Piloto pelo convênio de Cooperação Técnica Brasil-Alemanha (Sidee-Citpar) participará do seminário, no encontro agendado para o dia 13 de abril.
- 1º Ciclo de Redução de Custos na Construção. O programa completo e as informações para inscrição no seminário estão à disposição no Sinduscon-PR, fone (41) 352-2883, ramal 204.