Desperdício de água, entre os que mais encarecem o condomínio
PUBLICAÇÃO
sábado, 03 de agosto de 2002
No workshop promovido pelo Conselho de Síndicos do SECOVI-PR, semana passada no Catuaí Shoppping, as palestras que mais despertaram a curiosidade, principalmente de síndicos e condôminos, foram: Elevadores, por Píndaro Cruz Couto; Desinsetização; por Sidney Garcia Ribeiro; e Gás, proferida por Álvaro Chagas, presidente da Federação Nacional dos Revendedores de Gás. Diante da receptividade dos temas, semanalmente enfocaremos nesta seção os principais detalhes dessas palestras. O evento que também levou o nome de ''Sabadão dos Condomínios'', fez uma autêntica ''sabatina'' sobre as questões que exigem a redução de gastos condominiais e os setores que mais atingem o bolso do condômino, ante a retomada da inflação, com destaque para as tarifas públicas.
No final, uma mesa-redonda tendo como mediador o coordenador do Conselho de Síndicos do SECOVI-PR, João Paulo de Barros Silveira abriu espaço para que fossem identificados os ''vilões'' que mais pesam nas cotas condominiais. Entre as demais, as contas de água foram alvo de avaliação, sendo questionados vários fatores contribuintes, a exemplo do descaso de alguns moradores de prédios com relação a economia de água e quais medidas a serem tomadas para reduzir desperdícios. Foram discutidas também, a constante majoração das tarifas, bem como a adoção de novos mecanismos tarifários para condomínios que utilizam poços artesianos e até mesmo aparelhos bloqueadores de ar nas tubulações de encanamentos. Vários foram os itens abordados e muitas foram as idéias trocadas entre os participantes.
Contas de água
Dentre os componentes que figuram nos gastos condominiais, a conta de água é um deles. De acordo com os participantes da mesa-redonda no workshop, isso acontece muitas das vezes pelo fato de descuido de alguns moradores, pois muitos deixam de obedecer recomendações sobre os critérios de economizar água. Tanto é, que a Sanepar distribui cartilha orientando condôminos sobre essa questão. Através das dicas práticas, moradores em condomínios são informados sobre a maneira certa de usar: torneiras, tempo de uso do chuveiro, vasos sanitários, vazamentos e outros.
Controle sobre consumo
As orientações da Sanepar ensinam, ainda, como controlar o consumo de água no condomínio através da leitura periódica do hidrômetro e fornece instruções para a leitura, de maneira prática, contendo uma planilha diária para leitura e consumo. Isso possibilita descobrir possíveis vazamentos e consertá-los a tempo, evitando desperdícios de água e acréscimo no valor da conta. Para ter idéia, cada metro cúbico corresponde a mil litros. Para mais informações, disque 195. Nas próximas edições voltaremos a falar sobre como evitar desperdícios de água.
Conselho técnico de locação
Por ocasião da recente visita do presidente do SECOVI-PR a Londrina, Luiz Antonio Cóssio, o imobiliarista João Júlio Medeiros, que exerce o cargo de Diretor de Locação na Delegacia Regional da entidade, foi indicado para coordenar a instalação do Conselho Técnico de Locação e Administração. Preliminarmente, realizou-se reuniões de estudos para a composição deste novo Conselho, que será formado por imobiliaristas de Londrina, e marcada nova reunião para o dia 13 de agosto. Também foi indicado para compor a diretoria da Regional Londrina, o imobiliarista Henrique Niedziejko como Diretor de Desenvolvimento do Mercado Imobiliário.
