O evento visa proporcionar aos profissionais e empresários a oportunidade de vislumbrar  possibilidades que se anunciam para o setor no próximo ano
O evento visa proporcionar aos profissionais e empresários a oportunidade de vislumbrar possibilidades que se anunciam para o setor no próximo ano | Foto: Shutterstock


Para traçar um panorama do que o próximo ano reserva à construção civil, o Sinduscon Paraná Norte vai realizar o primeiro "Workshop Construindo o Futuro - Novos horizontes para 2019", reunindo palestrantes de áreas estratégicas do setor. O evento acontece na quarta feira (05/12), a partir das 13h30, no Centro de Eventos do Aurora Shopping.

De acordo com o presidente do Sinduscon Paraná Norte, Rodrigo Zacaria, a crise econômica dos últimos anos afetou seriamente a construção. "Se não bastasse o cenário desfavorável, os nossos empresários têm que lidar com entraves burocráticos que, muitas vezes, inviabilizam a própria atividade", observa.

Para Zacaria, quebrar esse círculo vicioso é vital não apenas para a retomada de crescimento na construção civil, contribuindo para a recuperação econômica do Brasil, mas também para garantir a infraestrutura tão necessária à consolidação de um país, de fato, socialmente mais justo.

Nesse sentido, ao realizar o Workshop Construindo o Futuro, o Sinduscon tem como objetivo proporcionar aos profissionais da área - e a todos os envolvidos no setor, sejam da esfera privada ou pública - uma oportunidade de vislumbrar as possibilidades que se anunciam com a guinada política estabelecida nas últimas eleições.

Na programação, dois especialistas em pesquisas falarão sobre perspectivas e tendências do mercado imobiliário: Marcos Kahtalian, sócio-diretor da Brain Bureau de Inteligência Corporativa; e Marcus Araujo, presidente da Datastore. Kahtalian é professor de cursos de pós-graduação e MBA em Marketing e Estratégia e autor do livro Gestão Fora do Eixo. Araujo é especialista em demanda e comportamento do consumidor.

Para abordar a questão da inovação, o engenheiro Frederico Mattos, da construtora Cyrela, falará sobre os novos modelos de negócios. Ele é responsável pela prospecção de startups com soluções inovadoras nos diversos departamentos da empresa. "Entendemos que inovação não é produto de prateleira; as empresas possuem diferentes formatos que devem estar alinhados à cultura empresarial para que o processo se faça sustentável", diz. Entre os cases que apresentará estão o a CashMe (fintech de empréstimo com imóvel em garantia) e o Mude.me (plataforma de casamentos para ajudar os noivos na aquisição de seu primeiro imóvel).

Trazendo o tema para a realidade local, o coordenador do processo de governança da construção civil de Londrina, Gerson Guariente, vai relatar a movimentação feita este ano - unindo entidades, instituições de ensino, startups e órgão públicos - para inserir o setor no mapa de inovação da cidade, culminando com a realização do Primeiro Hackathon Construtech Londrina.

Falar sobre o futuro do setor sem abordar a desburocratização não teria sentido. Para provar que isso é possível e já acontece, o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) apresentará o case "Aprova Digital", ferramenta que reduziu em até 80% o tempo da liberação dos alvarás de obras na cidade. Além dos representantes do IPC - o presidente Cletírio Feistler e diretor de licenciamento Leandro Gomes - estará presente Leonardo Galesky, diretor de tecnologia da startup que desenvolveu o sistema.

O Aprova Digital está em funcionamento desde maio de 2017 e permite que o processo de protocolo, trâmite e emissão do alvará de obras ocorra de forma 100% eletrônica. Um processo que antes demorava de três a seis meses foi reduzido para menos de 15 dias.

Fechando a programação, a mesa redonda "Novos horizontes para 2019: como incentivar a cadeia da construção civil", vai reunir o presidente do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a superintendente executiva da Caixa Econômica Federal, Elodia Maria Osmarin Borba e o presidente do Sinduscon Rodrigo Zacaria.

O Workshop tem cunho social: pede-se a doação de um panetone ou R$ 20, que serão encaminhados ao Asilo São Vicente de Paulo pelo Projeto Sinduscon Mais Solidário. O evento tem os apoios do Sebrae e do Seconci e os patrocínios da Fiep, Caixa, Plaenge, Vanguard, Yticon e A. Yoshii.

Serviço:
Workshop Construindo o Futuro
Dia 5 de dezembro
A partir das 13h30
Centro de Eventos Aurora Shopping

Mais informações e inscrições pelo telefone 43 3324-1973.