Cu­ri­ti­ba - Pes­qui­sa rea­li­za­da pe­lo Ins­ti­tu­to Pa­ra­naen­se de Pes­qui­sa e De­sen­vol­vi­men­to do Mer­ca­do Imo­bi­liá­rio e Con­do­mi­nial (In­pes­par), um dos agen­tes de ser­vi­ço do Sin­di­ca­to da Ha­bi­ta­ção e Con­do­mí­nios (Se­co­vi-PR), de­mons­tra es­ta­bi­li­da­de nos ín­di­ces de Lo­ca­ção so­bre Ofer­ta (LSO) du­ran­te o mês de ju­nho em Cu­ri­ti­ba.
  Na ­área re­si­den­cial, o LSO foi de 19,6%, um pon­to per­cen­tual aci­ma do ín­di­ce de ­maio (18,6%). En­tre os imó­veis que ­mais fo­ram lo­ca­dos em re­la­ção à ofer­ta es­tão os apar­ta­men­tos e re­si­dên­cias de ­dois dor­mi­tó­rios. A es­ta­bi­li­da­de per­ma­ne­ceu tam­bém na ­área de imó­veis co­mer­ciais. Ju­nho apre­sen­tou ín­di­ce de 8,3%. Em ­maio, o LSO co­mer­cial foi de 8,5%. O ti­po de imó­vel que ­mais te­ve lo­ca­ção de acor­do com a sua ofer­ta fo­ram os con­jun­tos co­mer­ciais, com 9,8%.
  Pa­ra o con­se­lhei­ro do Se­co­vi-PR, ­João Fran­ço­lin To­ma­si­ni, a es­ta­bi­li­da­de de lo­ca­ção do mês de ju­nho es­tá re­la­cio­na­da tam­bém ao re­cen­te Fei­rão da Cai­xa Eco­nô­mi­ca Fe­de­ral, que be­ne­fi­ciou a com­pra da ca­sa pró­pria. ‘‘Mui­tas pes­soas pas­sa­ram de lo­ca­tá­rios a pro­prie­tá­rios de imó­veis, o que não sig­ni­fi­ca que ti­ve­mos au­men­to nos ín­di­ces de ven­da, afi­nal, os da­dos do In­pes­par são di­re­cio­na­dos à ven­da de imó­veis ­usa-dos’’, ex­pli­ca. ‘‘Es­pe­ra­mos que o mês de ju­lho se­ja ain­da me­lhor, ­pois o ca­len­dá­rio es­co­lar pro­por­cio­na a mo­bi­li­da­de de es­tu­dan­tes nes­te pe­río­do, o que po­de pro­vo­car um au­men­to em ­locação’’.
  Já o Ín­di­ce de Ven­da de Usa­do So­bre Ofer­ta (VU­SO) pa­ra imó­veis re­si­den­ciais du­ran­te o mês de ju­nho foi de 8,2 %, man­ten­do es­ta­bi­li­da­de re­fe­ren­te ao mês de ­maio, que apre­sen­tou 8,3%. En­tre os imó­veis usa­dos que ti­ve­ram maio­res ín­di­ces VU­SO es­tão apar­ta­men­tos com um dor­mi­tó­rio (29,2%) e com ­dois dor­mi­tó­rios (15,0%). Com os imó­veis co­mer­ciais, o ín­di­ce Ven­da de Usa­do So­bre Ofer­ta (VU­SO) em ju­nho foi de 6,4%, cer­ca de um pon­to per­cen­tual aci­ma do ín­di­ce de ­maio (5,8%).
  O tem­po mé­dio en­tre a an­ga­ria­ção e a ven­da dos imó­veis re­si­den­ciais usa­dos em Cu­ri­ti­ba foi de 88 ­dias, 12 a me­nos, com­pa­ra­do ao mês de ­maio. ‘‘A ex­plo­ra­ção ex­ces­si­va da cri­se eco­nô­mi­ca pe­la mí­dia es­tá fa­zen­do com que o con­su­mi­dor te­nha cau­te­la, prin­ci­pal­men­te, por­que a in­cer­te­za de em­pre­go aba­la gran­de par­te da po­pu­la­ção. Mas, as ex­pec­ta­ti­vas é que a eco­no­mia vol­te a se es­ta­be­le­cer e que se man­te­nha ­aqueci-da’’, co­men­ta Fran­ço­lin.

mockup