Durante o dia elas não dão personalidade à cama mas não são muito solicitadas. No máximo recebem um carinho da flanela de limpeza. Mas, à noite elas ganham destaque. Servem de apoio para ver TV ou durante a leitura. Cúmplices dos momentos de intimidade, românticas, arrojadas e até personalizadas, as cabeceiras compartilham dos sonhos (ou da insônia) na cama nossa de cada dia.
Cabeceira dupla é uma alternativa para pequenos ambientesO designer Andrew Meira, de Maringá, mostra quatro propostas de cabeceiras para diversos ambientes. Para um espaço pequeno no quarto de solteiro a cama estilo recamiê é ideal.‘‘Ela fica encostada na parede lateralmente e não ocupa tanto espaço no meio do quarto.’’ A ‘‘cabeceira’’ é dupla (sem definição de onde ficam os pés ou a cabeça) e durante o dia funciona como sofazinho com almofadas. Ela é feita em cedro com pintura em pátina branca. Tanto a cabeceira como as laterais são estofadas em jacquard nos tons da parede.
Outro projeto de Meira é mais convencional, em mogno maciço com detalhes arredondados. É para grandes ambientes. A cabeceira é muito pesada com gomos de madeira maciça encerada. É uma cama pesada que dá sensação de estabilidade.
O design da cama em que Andrew Meira dorme também foi feito por ele. A cabeceira é em imbuia com vidro e espelhos. ‘‘É uma cabeceira personalizada. Cama tem de ser um negócio querido. Eu respeito este sentimento: Como gosto da minha cama! Por isso faço muitos projetos personalizados para que o cliente tenha este prazer.’’
Peça francesa do século XIX em rádica com filigranas de bronzeA cabeceira tem duas colunas com detalhes em espelho nas laterais e o criado-mudo supenso fixado na parede. O espelho e o vidro dão mais leveza e profundidade a cama e tiram aquela impressão de peso dada pela madeira. O vidro com dez milímetros de espessura é aplicado entre duas baguetes de madeira. Na sua superfície foi afixado um monograma em madeira entalhada, dando um toque aristocrático a cama.
Para quem tem muito espaço no quarto a sugestão é uma cama francesa, do século 19, peça original do Antiquário Cama Antiga, de Rosa Busicchia. Ela é em rádica e tem detalhes em formato de guirlandas em filigranas de bronze. As mesas de cabeceira com tampos de mármore fazem o conjunto.
Serviço
Home-Office de Andrew Meira, Rua Germano Mayer 236, telefone (044) 222-8610; Antiquário Casa Antiga, Avenida Tiradentes, 761, tel. (044) 226-3858

mockup