Desde o início da Operação Veraneio, em dezembro passado, fiscais do Creci lavraram 46 autos de infração relacionados a fraudes em alugueis no litoral paranaense
Desde o início da Operação Veraneio, em dezembro passado, fiscais do Creci lavraram 46 autos de infração relacionados a fraudes em alugueis no litoral paranaense | Foto: Shutterstock



Em 2017, o feriadão de Carnaval cai no final de fevereiro. Para muitas famílias, será a última chance de pegar uma praia ainda neste verão. E não é raro algumas pessoas deixarem para a última hora a reserva do imóvel em que irão se hospedar no litoral. Aliás, alugar uma casa ou apartamento é uma das alternativas mais baratas para aproveitar a folia com os amigos e parentes. Mas é preciso muita cautela na hora da escolha. Afinal, a alta temporada é um "prato cheio" para a ação de golpistas.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR) intensifica a fiscalização no litoral paranaense nesta época. Desde o início da Operação Veraneio 2016/2017, em 19 de dezembro passado, até 14 de janeiro deste ano, os agentes já fizeram 494 fiscalizações, 73 notificações – no caso de irregularidades passíveis de solução rápida -, e lavraram 46 autos de infração. No mesmo período, os fiscais registraram 14 boletins de ocorrência por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.

O presidente do Creci-PR, Admar Pucci Junior, diz que o órgão mantém uma delegacia em Matinhos (Av. Jk de Oliveira, 1.002, loja 02) em funcionamento o ano todo para receber as denúncias de banhistas que se sentirem lesados ou forem vítimas de golpes. Segundo ele, hoje as pessoas estão mais cuidadosas em relação ao aluguel de imóveis na temporada, porém, a internet facilitou e intensificou a aplicação de golpes. "Temos muitas reclamações de pessoas que locaram pela internet, por isso, recomendamos que jamais façam o depósito total antecipado sem verificar in loco as condições do imóvel", afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Cuidado com as armadilhas do aluguel na praia



A medida mais simples e segura para evitar problemas, segundo Pucci, é negociar o aluguel diretamente com um corretor de imóveis ou imobiliária credenciados. É possível checar o credenciamento e a situação do profissional ou empresa por meio do site do Creci-PR, no link "pesquisa por credenciados" (http://www.crecipr.gov.br/pesquisa-credenciados). "É uma garantia de que, no mínimo, o turista será atendido por alguém com condições técnicas e que é fiscalizado pelo Creci", justifica.
Vistoria

Outra dica importante é fazer com bastante cuidado a vistoria da casa ou apartamento alugado. "Esse é um dos pontos que mais geram discórdia na hora da desocupação", alerta Pucci. Ele afirma que é necessário observar o funcionamento dos chuveiros, descargas dos sanitários, torneiras, além do estado do mobiliário e outros objetos, e até da pintura. "É importante se certificar de que o documento de vistoria traduz o que o locatário está recebendo", aponta.

Eventuais problemas de manutenção devem ser resolvidos pela imobiliária. O mesmo pode não ocorrer se o locatário reservou o imóvel pela internet ou direto com o proprietário. O presidente do Creci-PR afirma que são raras as queixas contra imobiliárias e corretores regularizados. Porém, quando é identificada alguma infração, ambos estão sujeitos a penalidades. "Um processo, com direito à ampla defesa, é aberto e pode resultar em pena pecuniária ou até no cancelamento do registro, dependendo da gravidade do caso", conta.