Criatividade garante o BRILHO do Natal
PUBLICAÇÃO
sábado, 03 de novembro de 2001
Chiara Papali<br>Enviada a São Paulo 
O brilho da decoração de Natal este ano estará nas cores, velas e materiais inusitados, e não nas luzes. É tempo de racionamento de energia elétrica e o comércio se adapta com boas idéias para substituir as tradicionais luzes e ''pisca-piscas''.
As últimas tendências para os enfeites natalinos foram apresentadas durante a 7 edição da Inter Gift, em São Paulo, feira realizada no final de outubro para abastecer estoques de lojistas de todo o país. Tudo o que foi comercializado durante a feira deverá estar até meados de novembro nas vitrines, a disposição do consumidor final.
A criatividade foi a grande arma para fugir dos tradicionais enfeites luminosos. O Paraná pode aproveitar essas idéias, mesmo fora do racionamento e sem risco de apagão até porque a maioria dos novos enfeites primam pela delicadeza.
Um dos exemplos são os anjos com base de isopor que ganharam leveza com os materiais naturais revestimento em juta e detalhes com sementes de açaí, canela, cipó ou sizal. Os tamanhos são variados, e o interessante é formar um trio para uma decoração completa. O metal também traz brilho e diferencia os anjos.
Os mesmos materiais naturais podem ser aproveitados na decoração com velas e nas árvores de Natal. As velas flutuantes com bases de vidros redondos ou quadrados ganham ares tropicais com enfeites de flores. Nas árvores, o material pode ser a pinha, a cerâmica camará, o musgo ou a piaçava o resultado são enfeites inusitados, belos e criativos. O musgo é destaque na decoração de Natal deste ano, como um dos materiais mais utilizados para a confecção de anjos, bolas, e mini-árvores tradicionais ou no formato de coração e urso.
Tons dourados, verdes e vermelhos continuam em alta, mas a grande novidade é a utilização de cores não usuais para o Natal vários tons de lilás e roxo em fitas e bolas. As bolas, aliás, não são mais as mesmas, além de muito brilhantes, são em tamanho ''gigante'' em relação ao enfeite, guirlandas ou árvores.
Tradicionais, os papais e mamães-noéis não poderiam faltar na decoração, e vêm em formato de bonecos, porta-presentes e guirlandas.
A única exceção para a utilização de energia elétrica ficou por conta das luminárias de papel plastificado em forma de estrela. Elas podem ser coloridas, prateadas ou douradas e, de acordo com o produtor, apenas uma lâmpada de 40 watts (econômica) garante a iluminação.
A jornalista viajou a convite da Laço Ltda, promotora do evento.


