Seguindo a tendência do uso de cores mais energéticas em ambientes de trabalho, os arquitetos londrinenses Rodrigo Theophilo e João Cláudio Batistela, usaram a luminosidade do azul para dar cor às paredes do consultório do dentista Marcelo Egoshi, da Clínica Odontológica Integrale.
‘‘A cor é elemento tão importante quanto as formas, iluminação adequada e disposição do mobiliário’’, diz Rodrigo Theophilo. Ele enfatiza que, em razão do tipo de atendimento e serviços prestados pelos dentistas, o ambiente do consultório tem que transmitir energia para o cliente, e ao mesmo tempo, proporcionar a sensação de tranquilidade.
Na reforma que transformou uma antiga residência em clínica odontológica, os arquitetos fortaleceram o conceito contemporâneo para o uso das cores em ambientes tradicionalmente cleans: ‘‘além de preservar o jardim interno, que integra os outros quatro consultórios, e onde estão acentuadas as cores da natureza, as demais salas de atendimento também receberam a luminosidade intensa proporcionada pelo amarelo e gamas do verde e azul’’, finaliza Theophilo. (L.B.)