O mercado brasileiro de sistemas drywall continua evoluindo em ritmo superior à média de crescimento da construção civil como um todo. Ao longo do primeiro semestre deste ano, foram consumidos no País 6,7 milhões de metros quadrados de chapas para drywall, com uma expansão de 11,4% sobre o volume registrado em igual período do ano passado.
Os aumentos mais significativos foram observados nas regiões Nordeste, com 36%, e Sudeste, com 15%. Em números absolutos, a região Sudeste respondeu por 68,5% do consumo nacional no semestre, seguida pelas regiões Sul (14%), Centro-Oeste (9%) e Nordeste (8,5%).
Esses números, conforme salienta o engenheiro Gunter Leitner, presidente da Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas para Drywall, ''indicam que a aceitação de nossos sistemas, usados em paredes internas, forros e revestimentos, continua em alta em todo o país por todos os elos da cadeia de negócios da construção, incluindo incorporadores, construtores, arquitetos, prestadores de serviços e consumidores finais.''
De fato, depois de consolidar-se no segmento de construções comerciais - incluindo principalmente prédios de escritórios, shopping centers, salas de cinema multiplex, escolas, hospitais, clínicas e hotéis - o drywall vem sendo cada vez mais utilizado no segmento residencial. Entre outros fatores, concorrem para isso, as vantagens que oferece não só em termos de leveza, resistência mecânica, ganho de espaço interno e qualidade de acabamento, mas sobretudo sua flexibilidade de layout. Isso permite, de um lado, que o consumidor adquira um imóvel novo com a distribuição interna mais adequada às suas necessidades familiares. De outro, possibilita a execução de reformas com facilidade, rapidez e limpeza.

mockup