Construção sem perdas é destaque da FeiraCon 2000
Da Redação
As principais tendências mundiais de produção na atividade da construção civil vão ser apresentadas na FeiraCon 2000, que será realizada em Londrina de 15 a 19 de março. Além da área de exposição, com a participação de empresas dos mais diversos segmentos da construção civil, a Feira da Construção terá eventos técnicos para a discussão de temas sobre a gestão empresarial do setor.
A construção sem perda (lean construction) e a avaliação pós-ocupacional, novos conceitos de aperfeiçoamento no planejamento, execução de obras e satisfação do cliente, são os tópicos de destaque da 2ª Jornada de Tecnologia Aplicada a Construção, uma das atividades do 1º Congresso Paranaense de Ambiente Construído (COPAC). Os outros eventos técnicos são a 1ª Exposição de Trabalhos de Graduação e a Construção e 3ª Encontro de Engenharia e Arquitetura de Londrina.
O presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, arquiteto Clóvis Bohrer Filho, um dos coordenadores da jornada, ressalta que a construção civil está buscando o conceito de industrializar os processos de produção. As empresas cada vez mais querem parar de fazer de maneira artesanal, passando a pensar como montadoras, afirma. Ele lembra que o conceito de construção sem perdas envolve desde a produção no canteiro de obras até os ciclos de projeto e cadeia de suprimentos.
O engenheiro Antonio Sergio Itri Conte, de São Paulo vai falar sobre construção sem perdas. Ele também vai coordenar a apresentação de dois cases das empresas Hernandez e Fortenge. A primeira abrange um conjunto de ferramentas de planejamento e controle denominado Last Planner, que consiste em técnicas de programação de serviço, controle da programação diária e alocação de recursos. A segunda engloba desenho de processos e acompanhamento de obras, que será apresentado pelo engenheiro num encontro sobre Lean Construction na Inglaterra, em julho.
Na área de avaliação pós-ocupacional, as palestrantes são as engenheiras e professoras Margaret Jobim, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (RS), e Sheila Ornstein, da Universidade de São Paulo (USP). O 1º Congresso Paranaense do Ambiente Construído tem ainda como temas o conforto nas edificações, arquitetura brasileira e latino americana, feng shui, habitação ecológica, automação predial, arquitetura inteligente, preservação do patrimônio histórico, uso da madeira na arquitetura e paisagismo.





