Com a etapa dos serviços de terraplagem já concluída e os projetos arquitetônico e complementares sendo compatibilizados, a obra de expansão do Catuaí Shopping Center (Londrina) para o novo empreendimento Catuaí CASA entra nas próximas semanas já na fase de execução da fundação.
A construção racional, visando principalmente agilidade em tempo de obra e versatilidade em espaços físicos para as futuras instalações das 42 lojas voltadas ao mercado da construção, decoração e design, é o sistema construtivo adotado para a área de 13 mil metros quadrados de construção do novo empreendimento. Lançado em novembro passado, o Catuaí CASA totalizará investimentos de cerca de R$ 15 milhões e deverá estar com as obras concluídas em outubro deste ano.
''Para a execução do projeto arquitetônico de Carlos Alberto Dominguez, o mesmo arquiteto responsável pelas linhas arrojadas do shopping center construído há 12 anos, tanto a fundação (em radier) como a estrutura metálica (Medabil) do Catuaí CASA contribuem para o conceito de construção racional'', comenta o responsável técnico pela obra, Wagner Soeiro Pagnan, engenheiro contratado pela Catuaí Construtora e Incorporadora.
Segundo o engenheiro, este tipo de fundação será utilizado porque permitirá, por exemplo, resistência suficiente à carga das paredes internas, oferecendo flexibilidade para o dimensionamento e projetos arquitetônicos individuais das lojas. ''Esta fundação também resulta em um contrapiso em nível zero, agilizando o tempo de execução e qualificando o assentamento dos revestimentos em pisos'', completa.
Wagner Pagnan destaca também a estrutura metálica da cobertura como outro importante elemento do conceito construção racional. ''Com este sistema é possível a construção de passarelas superiores (sobre o vão formado entre os tetos/forros das lojas e a cobertura) que servem de espaço físico de apoio aos serviços de manutenção, como limpeza de calhas e telhados, vistorias constantes das instalações hidráulicas e elétricas, mudanças e ou novas adaptações da parte de engenharia eletrônica e de logística. Ou seja, ações comuns às atividades de um shopping center''.
Com cerca de 60% dos espaços para locação das lojas já comercializados, o novo empreendimento busca incrementar ainda mais os negócios, participando no mês de fevereiro de duas grandes feiras da indústria moveleira do país a Movelpar, em Arapongas (de 17 a 21) e o Salão do Móvel Brasil, em Gramado, no Rio Grande do Sul (de 17 a 20).
Nas duas feiras serão montados estandes para apresentar e divulgar o Catuaí CASA. Estas feiras recebem cerca de 500 expositores de toda a parte do Brasil. São fabricantes de móveis, lojistas, decoradores, arquitetos e paisagistas.
O superintendente do Catuaí Shopping, Sylvio Carvalho Netto, explica que este é o público alvo do Catuaí CASA e que muitos destes empresários já fizeram contato, interessados no novo projeto. Sobre a Movelpar Feira de Móveis do Paraná, Sylvio Netto, complementa que a participação do Catuaí Casa, representa também o apoio do grupo aos fabricantes regionais.

mockup