Construção de casas atinge menor ritmo em 17 anos
PUBLICAÇÃO
sábado, 20 de setembro de 2008
Agência Estado 
SÃO PAULO- A construção de imóveis residenciais nos Estados Unidos caiu 6,2% em agosto, para uma taxa anualizada de 895 mil unidades. Foi o menor ritmo desde janeiro de 1991, segundo dados divulgados esta semana pelo Departamento do Comércio.
O resultados surpreendeu os analistas, que previam um declínio 1,6%. O resultado apresentado refletiu a queda de 1,9% na construção de unidades residenciais para uma família, que ficou em 630 imóveis na taxa anualizada. Já a construção de imóveis para mais de uma família teve uma queda de 15,1, para uma taxa anualizada de 265 mil unidades.
Em relação ao ritmo de atividade há um ano, a queda foi de 33,1%. Segundo analistas do setor, a atividade de construção deve cair mais nos próximos trimestres, até que o nível dos estoques de casas à venda diminua o suficiente para que as empresas de construção possam voltar a operar normalmente.
O número de alvarás de construção emitidos (que sinalizam a atividade de construção nos próximos meses) teve queda de 8,9% no
mês passado, para uma taxa anualizada de 854 mil unidades.


