O número de pessoas empregadas na construção civil cresceu 6,09% no primeiro semestre no País, período em que foram criadas 193,4 mil vagas com carteira assinada no setor. Os dados fazem parte da pesquisa de emprego do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada na última semana.
No Paraná, o número de trabalhadores empregados na construção civil 2012 obteve crescimento positivo até o mês de maio, para assistir a uma ligeira queda de 0,52% em junho. Na comparação entre junho de 2011 e junho de 2012, no entanto, o saldo de trabalhadores foi positivo, de 5%.
O diretor do Sinduscon-PR, Armando Bosco Martins Ribeiro, comenta que o setor de construção civil observou recentemente um grande crescimento, mas não estava preparado para suportá-lo. Assim, algumas falhas ficaram evidentes, como a escassez de mão de obra e de material de construção.
Conforme o diretor, houve uma grande migração de trabalhadores da construção civil para outros setores. E quando houve a necessidade de estoque de trabalhadores, as dificuldades começaram a aparecer, principalmente na procura de mão de obra capacitada. Porém, de acordo com Ribeiro, a situação começou a normalizar já no início do ano e agora deve retomar seu ''ritmo de crescimento normal, proporcional à estrutura que possuímos''.

Leia mais na reportagem de Mie Francine Chiba

Leia também:
Faltam empregados na área técnica