Comparação é o principal método usado pelo setor
Para avaliar adequadamente um imóvel nada melhor do que um bom profissional. Na opinião de Aimoré Freitas, diretor do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Locação de Imóveis de São Paulo, a maior cidade do País, os corretores e imobiliaristas, pelo menos nas regiões em que trabalham, são as pessoas que mais têm conhecimento sobre preço e condições dos imóveis.
''O que acontece muitas vezes é que esses profissionais não sabem explicar para os clientes, como ele chegou em determinado valor'', comentou Freitas. O principal método de avaliação, segundo o diretor, é o da comparação. Quando não há propriedades para a comparação, o melhor é fazer uma avaliação mais técnica.
Freitas explicou que se não existe um imóvel para ser feito comparação, outras propriedades devem ser avaliadas para se chegar a um valor razoável. ''O ideal é avaliar pelo menos cinco imóveis''. Em certos casos, o diretor do Secovi-SP diz ser necessário fazer um estudo de viabilidade econômica do empreendimento que poderá ser instalado em determinado imóvel ou até mesmo construído em algum terreno.
As avaliações e os estudos dos imóveis e terrenos, segundo Freitas, têm sempre o mesmo objetivo: encontrar o valor potencial. Além disso, quando o corretor ou imobiliarista faz um estudo completo, ele vai saber explicar ao proprietário do imóvel, como que ele chegou a determinado valor.
''A avaliação serve para o vendedor de um imóvel - ou para quem vai comprar a propriedade - saber o que ele está pagando e porquê'', concluiu Freitas. Para tentar ajudar corretores, consultores e imobiliaristas, o Secovi-SP oferece frequentemente cursos de avaliação. ''A intenção é orientar os profissionais do setor'', informou o diretor do Secovi.





