Ligia Barroso
De Londrina
A CISA, subsidiária integral da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na área de relaminação e revestidos, lança nesta terça-feira, em Araucária – Região Metropolitana de Curitiba –, a pedra fundamental para a instalação de uma fábrica de aços zincados para atender a crescente demanda de mercado para a construção civil.
Com um investimento de US$ 250 milhões, a indústria que será instalada em uma área de 1,2 milhão de metros quadrados - 91 mil m2 construídos - e utilizará tecnologia de última geração para produção de aço de alta qualidade. A fábrica terá capacidade para produzir 350 mil toneladas por ano – 210 mil toneladas de aços zincados e galvalume (primeira linha de produção de galvalume no Brasil) e 140 mil toneladas de pré-pintados.
O projeto CISA terá três fases e unidades: o Centro de Serviços, que deve ficar pronto ainda este ano, a Unidade de Galvanização e Pintura, que deve entrar em funcionamento em 2002 e a terceira, a Laminação e Decapagem, em 2003.
A demanda por aços zincados para a construção civil - em expansão constante - proporcionou o interesse de investimentos na área e região Sul do país. O consumo desse produto no Brasil praticamente triplicou na última década - saltou de 286 mil toneladas em 1990 para 1 milhão de toneladas em 1998. Para o futuro, a projeção também é animadora - crescimento médio de cerca de 20% ao ano.