Canteiros de obras ganham mais higiene com banheiros químicos
Em fase de industrialização progressiva, a construção civil direciona esforços para a qualificação da mão-de-obra e do ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que investe na redução de custos para alcançar esta meta. Por isto, equipamentos que se enquadram no perfil de produção industrializada com ganhos em produtividade de serviços são sempre bem recebidos pelo mercado construtor.
Uma das recentes novidades nos canteiros e que se enquadra perfeitamente como exemplo, é o banheiro químico - cabines sanitárias portáteis para as obras, que funcionam independentes da existência da rede de água e esgoto. A única exigência para sua utilização é que o local de instalação seja plano e a principal vantagem do equipamento é a de aliar os fatores menor custo e maior higiene no ambiente de trabalho.
Lançado no mercado (venda e/ou locação) pela empresa mineira Ambiental - Sistemas Especiais de Saneamento, o produto já vem sendo amplamente utilizado, principalmente em obras dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Já existem mais de 400 cabines em canteiros da capital paulista, informa diretor da empresa, Juarez Machado. A simplicidade do equipamento permite sua instalação rápida (nas capitais podem ser realizadas até no mesmo dia do pedido), assim como a sua consequente retirada, quando não for mais necessário.
De acordo com o empresário, cada cabine atende a até 15 operários trabalhando em regime de 44 horas semanais. Ele explica que os caminhões utilizados para a manutenção do sistema e especialmente adaptados para o trabalho, percorrem as obras, semanalmente, em dias pré-estabelecidos, a fim de fazer a retirada dos dejetos, e realizar a desinfecção e desodorização das cabines. Serviço realizado por terceirizados (outra característica da construção civil) a equipe efetua também a reposição química e de papel higiênico nos sanitários.
O número necessário de cabines em cada canteiro varia em função da distância da obra e do número de funcionários. Existem casos comprovados de economia de até 60 minutos, por homem/dia, evitando as longas caminhadas até o banheiro, afirma o diretor da Ambiental, com base no custo do trabalhador - R$ 0,03/minuto, segundo índice da revista Construção/Maio-97. Seguindo a análise feita pelo empresário, a economia diária de 60 minutos por trabalhador geraria um lucro na cifra de R$ 1,80 homem/dia.
Machado enumera ainda outras vantagens para a utilização do banheiro químico em canteiros de obra da indústria da construção civil: maior permanência do operário em seu posto de trabalho, elevando a produtividade; melhoria das condições de higiene e saúde do pessoal envolvido na obra; eliminação dos gastos com a construção de instalações sanitárias; portabilidade do equipamento, que permite seu remanejamento, conforme a evolução da obra; e atendimento aos padrões de preservação ambiental. (Ligia Barroso)
Serviço
- Ambiental - Sistemas Especiais de Saneamento, rua Alagoas, 1314, sala 1416, Bairro Funcionários, Belo Horizonte, Minas Gerais, fone (031) 281-0336.





