Cadeiras assumem o papel de coringa
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de janeiro de 2000
Carolina Avansini
De Londrina
Especial para a Folha
Mais do que simples assentos as cadeiras constituem importantes peças de decoração e assumem papel de coringa na composição de ambientes. Em diferentes materiais e estilos, elas saem do redor da mesa e se destacam ao solucionarem problemas de cantos e espaços vazios, garantindo um belo efeito visual aos mais diversos cômodos da casa.
No quarto, a cadeira funciona como cabide e auxilia no momento de trocar a roupa ou calçar sapatos. Também é indicada para acomodar a colcha e os enfeites da cama na hora de dormir. Os modelos mais imponentes e confortáveis podem ser utilizados para leitura, com vantagem de ocuparem menos espaço que as tradicionais poltronas.
No banheiro são grandes aliadas dos idosos e pessoas com problemas de locomoção, na medida em que servem como apoio. No final do corredor, preenchem espaços vazios e valorizam o lugar.
Se o objetivo é destacar a cadeira como peça de decoração, vale optar por modelos de design exclusivo e arrojado. Em ferro cinza metalizado ou cromado imprimem uma conotação urbana e moderna, descontraindo o ambiente. Em alumínio, podem decorar sacadas e áreas externas sem risco de serem danificadas por intempéries.
O conforto também deve ser levado em conta na hora de escolher a cadeira ideal. Atualmente, o conceito de ergonomia adaptação da produto à estrututra do usuário tem sido muito utilizado na fabricação de móveis, em uma tentativa de evitar problemas na coluna e outros incômodos causados pela má utilização da peça.
Para os mais tradicionais, é possível encontrar no mercado diversos modelos em madeira. Mogno, tabaco e imbuia são as mais procuradas nesse segmento, com ou sem braço de apoio. Peças com design mais arredondado garantem sensação de aconchego, enquanto as cadeiras de cor marfim, mesmo em madeira, acrescentam modernidade ao ambiente.
Os ecologicamente corretos têm a opção dos produtos em pinus madeira procedente de regiões onde se utiliza o reflorestamento. Bonitas e arrojadas, elas garantem um bom efeito visual sem agredir a natureza.Peças saem do redor da mesa e, usadas em cantos e espaços vazios, garantem belos efeitos visuais aos mais diversos cômodos da casa
ReproduçãoNA SALASe o objetivo é destacar a cadeira como peça de decoração, vale apostar no design. Nesse projeto, a estrutura cromada das peças imprime uma conotação de modernidade ao ambienteReproduçãoModelos mais imponentes e confortáveis o da foto é de rattan revestida em linho podem ser utilizados para cantos de leituraReproduçãoO design mais arredondado garante sensação de aconchego