Célia Baroni
De Londrina
A liberdade de misturar materiais e formas chegou às mesas através de bases soltas. A escolha do tampo é livre e vai depender do gosto do cliente. Para o arquiteto e decorador de interiores Guilherme Torres, esta é mais uma resposta à necessidade de personalizar a decoração dos ambientes.
‘‘Em um mundo cada vez mais igual, a diferenciação do indivíduo através do gosto, modo de vestir e de morar é uma necessidade ’’, frisa. Para ele, o estilo contemporâneo representa a compreensão da importância de deixar o indivíduo livre para criar e personalizar seu espaço. Ele oferece uma base leve e agradável onde cada um pode se expressar.
Dentro deste contexto, diz, a separação da mesa em duas partes distintas – tampo e base –, por exemplo, amplia ainda mais as possibilidades de composição do ambiente, abrindo mais espaço para a personalização. Assim, argumenta, dificilmente duas pessoas que comprem um mesmo modelo de base, terão também o mesmo ambiente.
Com a variedade de materiais disponíveis a liberdade de mistura é total. Bom? Ótimo, responde Torres que diz ser o gosto de cada um o ‘‘tempero’’ essencial de qualquer projeto de decoração.
Mesmo assim, recomenda, alguns cuidados são importantes.‘‘Não é porque gostamos de objetos e móveis separadamente que eles vão formar um conjunto bonito. A harmonia tem que ser o objetivo para garantir satisfação no final’’, comenta. Isto vale para todos os ambientes.
Atualmente, as melhores lojas oferecem bases em materiais variados, uma mais bela que a outra. Mas Torres orienta o consumidor a não se deixar seduzir de imediato. No caso da decoração da sala de refeições, o arquiteto aconselha a escolher primeiro as cadeiras, deixando a base da mesa por último.
As cadeiras, garante, vêm primeiro na escolha. O restante, afirma, ‘‘gravita’’ em torno delas. ‘‘O tipo de cadeira escolhido é que vai orientar a escolha da base e do tampo da mesa’’, afirma.
Se as cadeiras tiverem um desenho mais arrojado ou muitos detalhes, exemplifica, a base terá de ser simples e o tampo transparente para deixá-las visíveis. Já cadeiras cheias (encorpadas) e de braços, pedem uma mesa de mármore.
Para Torres, a escolha das cadeiras é tão importante que, em seus projetos de decoração de livings, ele sempre começa por elas. As peças são referência também para a composição do living quando o ambiente está integrado a sala de refeições.
Para não errar na hora de combinar mesa e cadeiras, uma boa alternativa são as bases de mármore, de preferência em forma de colunas cúbicas lisas. O tampo pode ser de vidro bisotado ou em mármore, duas composições visualmente leves e sempre elegantes.Combinadas com tampos de vários formatos e materiais, as bases de mesa se tornam um recurso a mais na decoração
ReproduçãoCLÁSSICOBases de mármore em forma de colunas lisas são sempre uma boa opçãoReproduçãoNa sala de refeições, as cadeiras vão orientar a escolha da base e do tampo da mesa