Banqueta também se modernizou
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de janeiro de 2000
Banqueta também se modernizou
ReproduçãoModelo Bubu, de Philippe Stark: dupla funçãoPráticas e versáteis, as banquetas também se modernizam e adquirem novas funções na casa. Tradicionais na cozinha, elas ganham novos desenhos e tamanhos e podem ser adaptadas a bancadas, bares e banheiros. Em ferro, madeira, PVC injetado ou fibras naturais, a banqueta acompanha as mudanças da vida doméstica e conquista individualidade como objeto de decoração.
Nas bancadas ou cozinhas americanas, as banquetas solucionam o problema das refeições rápidas, quando as pessoas comem meio em pé, meio sentadas. Os modelos mais diferenciados ocupam com perfeição o lugar de destaque no canto da sala, servindo inclusive de apoio.
Para os que privilegiam a harmonia decorativa, uma boa sugestão é combinar o estofado das banquetas das cozinhas americanas com o tecido do sofá da sala. Outra alternativa de efeito é repetir nas banquetas o mesmo acabamento em madeira do bar.
O consumidor encontra facilmente muitas opções interessantes no mercado. Altas, médias ou baixas alguns modelos têm encosto e braços, substituindo a cadeira. Indicadas para pequenos espaços, algumas banquetas oferecem dupla função e se transformam em escadas. Um outro modelo em PVC injetado possui tampa e serve para acomodar revistas ou roupa suja no banheiro. Mais funcionais, as peças com rodízio são apropriadas para profissionais que precisam se movimentar durante o trabalho.
Independente do modelo, a banqueta deve ser prática. Por isso, não pode ser colocada em espaços onde não terá função, para não haver risco de congestionar o ambiente. No caso das peças altas ou médias, é importante observar se oferece apoio para os pés. Caso contrário, se tornará uma peça desconfortável. (C.A.)