Da Redação
Você já pensou em morar numa casa inteiramente automatizada, onde todos os aparelhos de áudio e vídeo, iluminação, camas, cadeiras e persianas são manipulados por um simples controle remoto?
O que existe de mais moderno em sistemas de automação e controle à distância está reunido em um protótipo da casa do futuro, representada em seus diversos ambientes. O projeto ocupa um imóvel de 1.200 m2, no Bairro Água Verde, em Curitiba.
Logo na entrada, o visitante depara-se com diferentes opções de cozinhas, incluindo fogões, fornos e exaustores de última geração. Nesta área estão as cozinhas Snaidero, projetadas pelo desenhista italiano Pininfarina, responsável pelo design dos carros da Ferrari.
As peças prezam pela funcionalidade e beleza, com um estilo totalmente inovador. Os módulos são encaixados de forma perfeita, sem emendas, com revestimento em cores inéditos.
O arquiteto Gabriel Valente, criador de um dos ambientes do show-room, conta que a novidade tem sido um sucesso. ‘‘No espaço que projetei estão duas cozinhas Snaidero – uma em prata com madeira e outra na cor vermelha. As paredes em dry wall e o piso de Vidratil dão o toque final’’, descreve.
Em outro setor estão representados diversos aposentos de uma residência equipados com produtos importados. São persianas, projetores de vídeo e multimídia, telas de projeção, processadores, amplificadores, CD e DVD players e caixas de som.
Uma das salas, criada pela arquiteta Rosa Daledone, conta com estofados em couro desenhado, móveis em madeira alvejada, piso em mármore e carpete , pintura especial nas paredes e persianas revestidas por xales. Segundo Rosa Daledone, o que predomina no ambiente é a composição das cores azul, bordô e bege, ideais para uma aconchegante sala de home theater.
O protótipo da casa do futuro possui ainda alguns modelos de dormitórios com as camas holandesas Auping, comandadas por controle remoto. Além de possuírem sistemas de limpeza e de aquecimento automáticos, as camas têm cabeceira móvel, luminárias laterais e módulos individuais. Desta forma, até mesmo as camas de casal têm comandos independentes para as duas laterais.
Outro destaque é uma cadeira de descanso trazida de Milão (Itália). Através dos botões de controle, é possível fazer cinco tipos diferentes de massagem, alterar a temperatura do assento, modificar a posição do encosto e ainda movimentar os braços e pernas separadamente.
‘‘Esses produtos foram feitos para pessoas de bom gosto, que valorizam o conforto e não abrem mão da qualidade’’, afirma o empresário Carlos Pegado. Segundo ele, a loja não tem apenas a função de comercializar os produtos. ‘‘Nossos serviços abrangem desde a consultoria aos projetos arquitetônicos e de decoração, até a instalação, treinamento e manutenção dos equipamentos’’, explica.