As ofertas no litoral
A temporada deste verão em Caiobá está abastecida, em ofertas e condições de negócios. Além das unidades à venda, anunciadas em placas montadas pelos próprios proprietários, e das ofertas expostas nos escritórios das imobiliárias locais (novos e usados), também os sistemas de vendas interligadas, montados pelo Sindicato da Habitação do Paraná, listam número significativo de imóveis do litoral paranaense disponibilizados para comercialização.
Com número bem maior de ofertas que o Merconopi (sistema gerado entre a maioria das associadas do Secovi-PR), a Rede de Negócios Imobiliários (que agrega apenas 11, entre as maiores associadas da entidade), coloca no sistema de busca dos investidores perto de 100 imóveis usados.
De um total de 53 unidades à venda, os apartamentos de três dormitórios constituem a maioria das ofertas – 34, localizados principalmente nas ruas secundárias à Avenida Atlântica. Além desses, outros 16 com dois dormitórios e duas unidades com quatro quartos. Somados à parte, estão à venda outros 12 apartamentos de cobertura.
Entre as casas térreas (14 ofertas) e os sobrados (sete ofertas) listados pela Rede, as ofertas também se concentram em residências com três e quatro dormitórios – frisando sempre que, em tamanho maior que os convencionlmente projetados para os apartamentos.
Todos ‘negociáveis’, os imóveis usados disponibilizados pelas 11 imobiliárias interligadas à Rede, variam de preço conforme a sua localização, tempo de construção e estado de conservação. As ‘pedidas’ vão desde 25 mil a 700 mil reais. E as ‘propostas’ podem incluir carros, motos, telefones e imóveis de menor valor localizados na cidade de origem do proprietário (a maioria residente em Curitiba).
Comum nas fichas anunciadas tanto por um quanto por outro sistema, ou nos panfletos de vendas das imobiliárias, a observação de que o proprietário é bom de negócio. Chances, portanto, para quem quer comprar, tem condições e é bom negociante. L.B.