Aproveite bem todos os cantos da casa
PUBLICAÇÃO
sábado, 25 de julho de 1998
Silvana Leão 
O tamanho cada vez mais reduzido da maioria das construções modernas têm exigido um melhor planejamento dos móveis, de forma que aproveitem cada centímetro disponível. Os cantos, antes ignorados pela dificuldade de acomodar o mobiliário, já não são mais problema. Indústrias aperfeiçoam tecnologias para aproveitamento destes espaços, e arquitetos de interiores abusam da criatividade para que nada seja desperdiçado.
Guarda-roupas e estantes ganham acessórios específicos para este tipo de móvel, quase sempre feito sob medida. Hoje já existem no mercado bandejas giratórias, corrediças especiais com ângulos de até 120 graus e cabides especiais, como os pneumáticos e os arredondados, que facilitam a utilização dos cantos, lembra Roseli Liani de Oliveira, proprietária da Freuden Interiores.
No closed, armários embutidos em forma de U. Projeto da FlorenseEla explica que a iluminação interna e a qualidade da mão-de-obra utilizada são indispensáveis nestes casos. A elaboração deve ser perfeita, e o cliente, por seu lado, deve saber exatamente o uso que vai fazer do móvel, para que as medidas sejam adequadas à sua utilização. Segundo Roseli, na maioria das vezes os cantos são aproveitados para abrigar a TV, pois permitem, no caso de ambientes pequenos, uma maior distância entre a pessoa e o aparelho. A Freuden está lançando algumas peças específicas para cantos, justamente pelo interesse cada vez maior em aproveitar estes espaços.
E as possibilidades são inúmeras. Nos armários dos quartos, por exemplo, ganha-se espaço e beleza. Os projetos mais interessantes são aqueles que aproveitam os cantos do ambiente. Quando o móvel é bem planejado, o canto corresponde a três portas de um guarda-roupa comum, o que resulta em 1,8 m linear. Do contrário, é o chamado canto morto, que dificulta o uso e desperdiça espaço, afirma Marilda Maciel, gerente em Londrina de uma empresa especializada em móveis planejados.
De acordo com Marilda, quanto menor o espaço, maior a necessidade de um bom projeto para o mobiliário. Ela lembra que um problema comum nas construções são as paredes fora de esquadro, que exigem maiores cuidados no aproveitamento dos cantos. Nestes casos, a empresa utiliza alguns artifícios, como tampos em mármore, em se tratando de móveis baixos, que fazem a correção necessária. O resultado é um acabamento perfeito e um belo visual, diz.
Eduardo de Almeida, da Originali Bagno, loja que executa projetos e comercializa acessórios para móveis e banheiros, lembra que o metro quadrado de qualquer construção hoje em dia custa muito caro, daí a importância de explorar cada centímetro quadrado. Locais antes mal aproveitados, como os nichos sob as escadas, hoje ganham atenção especial e transformam-se em cantinhos valiosos da casa, observa.
Serviço
Freuden Interiores - Rua Belo Horizonte, 967, tel. (043) 330-1442.
Florense-Móveis Planejados. Em Curitiba, fone (041) 242-2611; Cascavel 045/223-9551; Foz do Iguaçu 522-2772; Londrina 043/329-0323; Maringá 044/225-1511. Atendimento ao consumidor: ligação gratuita 054-0800-2151. Internet: http://www.florense.com.br
Originali Bagno - Arquitetura e Decoração. Avenida Higienópolis, 2.750. Fonefax (043) 330-9889 ou (044) 722-3371


