Apólices também oferecem sossego
Arquivo FolhaAcidentes como incêndio tem cobertura garantidas, além de algumas empresas oferecerem serviços extras, como limpeza e hospedagemSair para pequenos ou longos períodos de férias sem se preocupar com a segurança da casa; poder cobrir os danos patrimoniais decorrentes de incêndios, vendavais e explosões; ou repor com tranquilidade os móveis, utensílios e aparelhos eletroeletrônicos. A apólice de seguro habitacional também é alternativa de proteção patromonial, inclusive para os furtos, que não têm temporada para acontecer.
Com comercialização ainda considerada acanhada no País, já que esta modalidade deteve apenas 5,2% do volume de negócios realizados pelo mercado segurador em 99 - o setor de automóveis correspondeu a 34,6% e o de saúde a 21,8% no mesmo período -, o seguro habitacional começa a chamar a atenção dos consumidores mais zelosos e precavidos.
De olho na concorrência do mercado e também preocupadas em oferecer produtos cada vez mais completos, as empresas seguradoras passaram, nos últimos anos, a incluir serviços extras, agilizar o atendimento e até se solidarizar com o cliente, sem com isso, aumentar o valor das suas apólices. É uma estratégia para incrementar o crescimento da modalidade entre os consumidores brasileiros - o país ocupa o 27º lugar no ranking mundial do mercado de seguros.
A AGF Brasil Seguros, empresa do grupo Assurances Genérales de France e sétima no ranking nacional, segundo a Federação Nacional (Fenaseg), agregou à sua carteira de seguros residenciais uma série de serviços que podem ser acionados depois de arrombamento, alagamento e até na ocorrência de acidentes pessoais dentro do imóvel. O segurado conta, por exemplo, com serviço de chaveiro 24 horas para atendimento no caso de perda das chaves; faxineira-extra, caso a dona da casa tenha que ser hospitalizada em função de acidente pessoal na residência; serviço de ambulância para socorro, se ocorrer algum evento que afete fisicamente os moradores; e serviço de berçário e baby-sitter para acompanhamento das crianças na eventualidade de um dos pais ter que ser internado em consequência de acidente doméstico.
E os benefícios não param por aí. A maior seguradora do país, a Sul América, cuja participação no mercado nacional é de 18,01%, proporciona também a hospedagem dos moradores do imóvel segurado até que a residência esteja novamente oferecendo as condições necessárias à habitação. Providencia o retorno urgente ao domicílio (à cidade) para o segurado, caso, durante uma viagem (em território nacional), ocorra algum tipo de acidente ou em sua residência e com cobertura prevista na apólice.
Transporte e guarda de móveis, serviços de limpeza de lama, fuligem ou detritos que ficaram no imóvel, transporte escolar para filhos menores de 14 anos, guarda de animais domésticos, serviços de segurança e vigilância, indicação e orientação de profissionais técnicos e especializados como eletricistas, bombeiro hidráulico e até despachantes para providenciar a segunda via dos documentos destruídos são outros serviços oferecidos pelas maiores e mais conceituadas seguradoras atuando no Brasil, sob supervisão da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e filiadas à FENASEG.
E mais: o cliente pode montar a apólice como quiser. A modalidade seguro habitacional tem três coberturas vinculadas à garantia principal - incêndio, raio e explosão. A partir daí, pode-se agregar quantos serviços forem necessários ou desejados pelo segurado.
Apesar do item para cobertura de furtos e roubos qualificados ser o mais elevado neste tipo de seguro, ainda assim o custo final de uma apólice residencial - mesmo com todos os itens disponíveis em coberturas - não chega a equivaler a 1% do valor total do imóvel. Vale por um ano e pode ser pago em parcelas.(L.B.)
Serviço :
-AGF Brasil Seguros - Gerência de Produto - telefone (011) 281-5663
-Gralha Azul - Central de Atendimento 24 Horas - 0800 41 1717
-HSBC Lar Seguro - Central de Atendimento 24 horas - 0800 78 5022
-Sul América Casa - Central de Atendimento 24 Horas - 0800 220 100
-FENASEG - www.fenaseg.org.br
-SUSEP - www.susep.gov.br