Com a chegada do inverno, o uso de aquecedores a gás traz mais conforto a tarefas rotineiras, como tomar banho e lavar a louça. Para evitar acidentes dentro de casa, todavia, é imprescindível que esses equipamentos sejam instalados corretamente e estejam com a manutenção em dia.

No Rio de Janeiro, um casal foi vítima de intoxicação por monóxido de carbono devido à falta de ventilação em um banheiro que contava com um aquecedor a gás. De acordo com Hélio Castello, cardiologista do Grupo Angiocardio, em casos como este, o gás resultante da combustão do aquecedor acaba competindo com o oxigênio disponível no ambiente.

"O monóxido de carbono se difunde rápido na corrente sanguínea e se liga à hemoglobina, que é quem carrega o oxigênio. Ao se ligar, ele forma uma substância que se chama carboxihemoglobina e faz com que ela não consiga carregar oxigênio", explica o médico.

A instalação de aquecedores a gás em ambientes de longa permanência, como dormitórios ou banheiros, conta com muitas restrições. Só é permitido instalar aparelhos que sejam de circuito fechado -que não utilizam o oxigênio do ambiente para a combustão e contam com um duto de coleta de ar externo.

Um profissional qualificado sabe as normas técnicas que precisam ser seguidas de acordo com o tipo de equipamento escolhido.

"O ambiente precisa ter um volume mínimo de 6 metros cúbicos e ventilação permanente, que garante a renovação de ar. É preciso saber o que fazer com a exaustão do aparelho", explica Leonardo Abreu, vice-presidente da Abagás (Associação Brasileira de Aquecimento a Gás).

Segundo Abreu, a maior parte dos aquecedores a gás do mercado são aparelhos que precisam de um duto de exaustão, a chaminé que vai conduzir os produtos da combustão para fora do ambiente.

Imagem ilustrativa da imagem Ambiente com aquecedor a gás deve ter ventilação adequada
| Foto: Folhapress

É imprescindível que o duto seja instalado corretamente para não prejudicar a saída dos gases. O ambiente também deve contar com áreas mínimas de ventilação permanente, ou seja, que não podem ser fechadas ou obstruídas, como frestas ou vãos em portas.

Uma vez feita a instalação, recomenda-se a manutenção anual. "O ideal é que o síndico incentive as pessoas a realizarem essas manutenções periódicas, já que muitas não fazem."