Água na medida certa


Reportagem Local
Reportagem Local
Uma boa opção para os lavatórios são as torneiras com arejador economizador, um dispositivo que é capaz de diminuir em pelo menos 50% a quantidade de água sem alterar a funcionalidade e conforto da pe
Uma boa opção para os lavatórios são as torneiras com arejador economizador, um dispositivo que é capaz de diminuir em pelo menos 50% a quantidade de água sem alterar a funcionalidade e conforto da pe | Guilherme Jordani/Divulgação



Tema cada vez mais comum na sociedade atual, a sustentabilidade provoca pessoas e empresas a se comprometerem com atitudes amigáveis com o ambiente - e um dos casos mais emblemáticos se refere à economia de água, indispensável à vida na Terra. Além de hábitos conscientes, existem algumas soluções que ajudam a melhorar a gestão de água consumida no dia a dia, principalmente no banheiro, onde utilizamos torneira, chuveiro e descarga do vaso sanitário com frequência. Visando contribuir para o uso adequado da água, a Meber Metais convidou a engenheira química especializada em gestão ambiental Juliana Ferrari Dal Piaz para reunir dicas que ajudam a otimizar a estrutura do banheiro e diminuir o gasto de água.

DURAÇÃO DO BANHO

É verdade que o banho é um dos momentos mais relaxantes do dia, mas ele também é apontado como um dos grandes vilões do gasto de água, pois nos sentimos tão confortáveis que não vemos a hora passar. No entanto, a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a duração do banho ideal para um consumo consciente de água e energia é de até 5 minutos. Pode parecer pouquíssimo tempo, mas é completamente viável, desde que você otimize esse processo. Que tal lavar primeiro os cabelos, deixando o condicionador agir enquanto limpa o corpo com sabonete?

Também vale desligar o chuveiro ou ducha nesses intervalos. Dica: faça uma playlist de até seis minutos para escutar durante o banho, assim saberá quando precisa concluir o 'momento relax'. Outro ponto importante: aposte em uma ducha com boa vazão, assim há melhor aproveitamento de água. A Meber, por exemplo, oferta produtos que maximizam a sensação de volume de água, porém possuem vazão controlada, que pode ser regulada, melhorando assim a qualidade do banho e, ao mesmo tempo, gerando economia. Ao adquirir uma ducha, é importante saber qual a pressão de água no ponto de uso, escolhendo o produto que mais se adéqua a essa pressão.

TORNEIRA

Soluções funcionais são sempre bem-vindas para desenvolver um consumo consciente, principalmente quando unem eficiência de desempenho, material de qualidade e design. Importante escolher torneiras com arejador economizador, um dispositivo que é capaz de diminuir, em pelo menos 50%, a quantidade de água sem alterar a funcionalidade e conforto da peça. Isso porque o arejador mistura ar à água, reduzindo o consumo e direcionando o jato, o que mantém a sensação de volume.

"Ótima opção para quem deseja economizar água durante a escovação são as torneiras automáticas, que podem ser acionadas manualmente (basta apertar seu botão), e eles ficam abertas por tempo fixo determinado e fecham sozinhas, e as torneiras eletrônicas, que possuem sensor de presença e abrem e fecham sozinhas, mediante a aproximação das mãos em relação à torneira. Essas soluções também são perfeitas para lavatórios de ambientes comerciais, onde há grande circulação de pessoas", pontua Juliana.

Existem modelos com estética minimalista - verdadeiros curingas que combinam com os mais diversos estilos de projeto.



FLUXO DA DESCARGA

Hoje em dia não existem mais razões para não escolher descargas com válvulas de diferentes intensidades (geralmente dois botões que liberam mais ou menos água, que o usuário aciona conforme a necessidade de uso). Esses sistemas são acessíveis, eficientes e eco-friendly.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo