Da Redação
O aço inoxidável é um material que vem se destacando na arquitetura, sendo muito utilizado por designers e arquitetos, por ser de alta resistência e baixo custo de manutenção. Além disso, oferece múltiplos acabamentos e tem uma beleza singular.
Algumas de suas aplicações já estão consagradas pelo uso, facilidade de limpeza, manutenção e assepsia. É o caso das pias, cozinhas industriais, talheres, equipamentos hospitalares, revestimento de elevadores e fachadas. O aço inox também está presente em locais sujeitos a variações atmosférias e ação de poluentes, equipamentos naúticos e de refrigeração, além de ferragens e peças da indústria automotiva.
As novas possibilidades de uso do aço inox, no entanto, desafiam a ousadia dos profissionais, quer pelo apelo visual, quer pela economia e durabilidade. A possibilidade de se desenvolver ilimitadas texturas e desenhos por polimentos amplia ainda mais seu uso dentro da casa, garantindo funcionalidade e beleza a utensílios domésticos, móveis e objetos. O aço transforma em realidade propostas inusitadas de arquitetos, designers e artistas plásticos, dando um toque futurista aos projetos. ‘‘Esse material abre uma série de possibilidades e soluções, expressando a linguagem do futuro’’, diz o arquiteto paulista Ruy Ohtake, que costumeiramente usa o material em seus projetos. Ohtake projetou uma cozinha inteiramente em aço inox, compreendendo pias, cubas, balcão, partes do fogão, piso, armários e forro.
Extremamente durável e de fácil manutenção, o aço inox oferece uma gama variada de acabamentos de superfície, do fosco ao espelhado. É fácil de limpar e mantém inalteradas suas características originais, permitindo total assepsia. Além disso é um material totalmente reciclável e seu reaproveitamento não interfere na qualidade.