É em torno de uma mesa que as famílias normalmente se reúnem para celebrar e festejar o Natal. E nada melhor que uma decoração apropriada para dar mais ''clima'' às festividades. A proposta da arquiteta Silvana Toniolo, de Londrina, foi resgatar materiais alternativos e naturais, como flores, canela e alumínio, para fugir do tradicional. E o melhor a proposta incluiu montar uma mesa que pode ser adaptada para qualquer bolso. ''É possível montar uma mesa bonita com poucos elementos independente da condição financeira'', afirma.

Na mesa com tampo de cristal, musgos, pétalas de rosas, bolas de canela e bolas de metal de variados tamanhos, além de velas, compõem a decoração. Só, e não é preciso mais. A toalha não foi necessária já que a intenção era deixar o ambiente ''aberto'', e a opção foram jogos americanos de linho. Para dar um toque de sofisticação o souplat é dourado e o porta-guardanapo é um anjo de papel machê e resina. Na árvore de bambu, anjos dourados parecem ''voar'' trazendo mais magia a essa noite tão especial.

Nos dois aparadores a arquiteta optou por usar dois ao invés de um, já que a mesa pode ser usada para até oito lugares muitas pétalas de rosa e um bonito arranjo com rosas vermelhas. ''A intenção foi trazer um certo romantismo para a decoração e além disso as pétalas não escondem o belo design dos aparadores, com marchetaria misturando três tipos de madeira, imbuia, mogno e marfim'', explica.

Dois painéis de espelhos foram usados para ampliar o ambiente. As peças são valorizados com uma bonita moldura em marchetaria. A iluminação, indireta, também faz parte da decoração entre os espelhos há uma luminária, de formato cilíndrico, em pergaminho branco, e para realçar a tela na parede onde estão os aparadores também há iluminação.

Serviço: Os ambientes fazem parte da mostra Conceitos Bruschi, em Londrina, e podem ser visitados até o final do mês, na Avenida Higienópolis, 1539. As arquitetas Silvana Toniolo e Maria Luiza Bohrer podem ser contatadas através do telefone (43) 344-6022 e (43) 321-3148, respectivamente, e a artista plástica Mariana Galera pelo telefone (43) 342-9473.

mockup