A decoração do hall de edifícios pode ir muito além da tradicional combinação sofá, espelho e aparador. A opinião é dos arquitetos Marilda Marchiori e José Carlos Repette, de Londrina, que apostam nos projetos de iluminação e uso de obras de arte, como telas e esculturas, para diferenciar o espaço.
Para os arquitetos, o hall de edifícios é um espaço de transição, que marca a passagem do ambiente externo para o interno, e tem a função de dar boas-vindas ao morador ou visitante. É também uma área de espera, um curinga, onde é possível receber pessoas rapidamente, sem precisar abrir a casa.
Eles explicam que, por ser um espaço público e de alta circulação de pessoas, a disposição dos móveis e da iluminação deve ser pensada de acordo. ''As linhas de circulação devem ser bem definidas para que não haja obstáculos'', explica Repette. Um exemplo, foi a utilização de espelhos no hall do edifício Philadelpho, na área central de Londrina, para que as pessoas pudessem, através do reflexo, visualizar o elevador. Nesse mesmo projeto, os arquitetos ''esconderam'' uma porta de serviços, de circulação secundária, com um painel com um grande círculo de material semi-transparente.
A iluminação, segundo os arquitetos, deve privilegiar as áreas de circulação. ''É interessante fazer uma linha de luz sinalizando o 'caminho'. O hall deve estar sempre iluminado, mas de maneiras diferentes dependendo do uso. À noite, por exemplo, a intensidade pode ser diminuída'', salienta Repette.
As obras de arte, telas e esculturas, são usadas como peças-chaves nos projetos. ''Funcionam como elemento gráfico, a alma do lugar'', explica Repette. ''Como a tela é um elemento forte, fica na memória das pessoas e o nosso contato com o artista permite definir melhor a 'poética' do espaço'', afirma Marilda.
Impessoalidade e atemporalidade sempre estão presentes nos projetos de hall de edifícios. ''Neste caso, o espaço não pode ter a cara do dono da casa, deve agradar a todos'', explica Marilda. E como também não é uma área de permanência, pequenos ''truques'' devem ser usados, como poltronas ou sofás sem encosto ou braços, que impõem ''sutilmente'' uma postura mais comportada das pessoas.

mockup