Da mesma maneira que as pessoas se preocupam com o vestuário, com o tamanho, a cor e o caimento das roupas, na decoração de ambientes com gravuras, o conceito ''o que combina com o quê?'' também é válido. A grande ''brincadeira'' de arquitetos e artistas plásticos, hoje, é ''vestir'' a casa com quadros. E por que não?
Para a artista plástica Eliziana Gonçalves, de Londrina, as telas e gravuras são o acabamento da casa e podem, sim, acompanhar as tendências da decoração. Com preferência pelo estilo abstrato, a artista explica que muitas vezes tem as cores e tamanhos das telas ''encomendados''. ''O quadro não tem que combinar com o sofá, não é uma regra, mas as pessoas pedem, por exemplo, que a tela tenha um detalhe em azul, quando o sofá é da mesma cor'', cita, ressaltando que nem sempre o cliente conhece as melhores combinações de cores, e é trabalho do artista convencê-lo disso.
Para acompanhar os modismos da decoração, Eliziana abusa dos materiais. Texturas, gel, detalhes em cromado, fios de silicone e mosaicos estão presentes harmoniosamente nas suas obras. ''Fui atrás do alumínio para aplicar nas telas, hoje o cromado está muito presente na decoração'', salienta.
Outra tendência atual é usar conjuntos de telas (dois, três ou até mesmo seis ou mais quadros) que tratam sobre o mesmo tema. O artista plástico Flávio Padovesi, de Londrina, por exemplo, já criou conjuntos onde retrata letras e símbolos, e outro com flores e traços geométricos. O artista também brinca com o contraste de telas pequenas e gigantes.
Eliziana levou a ''moda'' dos conjuntos para a cozinha, para o hall e para o quarto. Uma de suas criações, que traz graça para a cozinha, combina três quadrinhos, cada um com um vegetal, pimentão, cenoura e beterraba. Para o quarto do menino, a proposta foi de, em seis quadros, retratar brincadeiras de criança, como correr e jogar futebol. E o abstrato também pode entrar em conjuntos.
Padovesi tem como proposta direcionar o trabalho da pintura para pontos comerciais. ''É interessante ter um tema e criar em cima, poder trabalhar livremente'', afirma, citando a idéia de criar, por exemplo, painéis com o tema jazz e blues para casas noturnas.
Serviço: Eliziana Gonçalves - fone (43) 323-3665 ou 9996-2653/ Flávio Padovesi - fone (43) 336-0841

mockup