A rotina de um lar, especialmente aqueles formados por uma família, pede boas práticas e cooperação de todos os membros para que tudo na residência esteja em perfeito funcionamento. Diante disso, o cuidado diário e manutenção de locais, especialmente cozinha e banheiro são fundamentais para que o dia a dia seja tranquilo.

Os cuidados com o encanamento da casa, por exemplo, devem estar na mente dos moradores, visto que a principal causa de entupimentos é o descarte incorreto de materiais em pias, ralos e vasos sanitários. Segundo Thiago Thiesen, gerente de Produtos da Amanco Wavin, a realização da manutenção preventiva do sistema de coleta de esgoto deve estar na rotina de um condomínio e na agenda dos morados conscientes. Abaixo é possível conhecer algumas dicas do especialista sobre isso. Confira:

Papel higiênico - no Brasil, a maioria dos edifícios não possui uma tubulação preparada para o descarte de papel higiênico e absorventes no vaso sanitário. É necessário, portanto, que esses materiais usados sejam recolhidos no lixo.

Óleo e restos de comida - tenha atenção com restos de comida, pedaços de embalagens e, principalmente, óleo. Eles podem acabar indo pelo ralo e provocar problemas. Além desse descarte incorreto prejudicar o meio ambiente, em longo prazo, o óleo vai formando uma crosta na tubulação, o que também ajuda a reter restos de comida, provocando entupimento no sistema.

Cabelos - no chuveiro, evite deixar cabelo no ralo. Após o banho, recolha os fios e jogue-os no lixo. O acúmulo de cabelo é um dos vilões no entupimento de esgoto. A Amanco Wavin, por exemplo, possui uma linha de Ralo Linear que oferece soluções para coleta de água de superfícies e pisos com design diferenciado e eficiência na instalação na obra. O produto promove a drenagem de água para condução à rede de esgoto em locais com piso plano e em áreas molhadas indoor, tais como banheiros, lavanderias e sacadas.

Tubulação em PVC certificada - fique atento à qualidade da tubulação de sua residência. Um produto em PVC certificado seguindo os requisitos das normas brasileiras e de qualidade também exige mínima manutenção, além de ser 100% reciclável.

Por fim, Thiesen reforça que ao acionar empresas desentupidoras é preciso ter atenção e observar a experiência no mercado, equipamentos e técnicas usadas pelos profissionais, além do custo-benefício do serviço.

Imagem ilustrativa da imagem 4 dicas para evitar entupimentos em casa
| Foto: Divulgação