O imóvel em que funciona o Centro de Convivência do Idoso da Zona Norte vai abrigar um ponto de imunização exclusivo contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde vai replicar o trabalho que vem sendo feito na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim do Sol (região oeste), desta vez na zona norte de Londrina, a que reúne a maior parcela de moradores. Ao longo deste sábado (20), mais 1,4 mil doses do imunizante serão disponibilizadas em mais uma estratégia para tentar vacinar os grupos prioritários de forma rápida.

Imagem ilustrativa da imagem Zona Norte sediará nova etapa de vacinação neste sábado
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Conforme o boletim divulgado nesta quinta-feira (18), 162 novos casos do coronavírus foram confirmados em Londrina, o que aumenta para 35.038 o total desde o início da pandemia, há quase um ano. O município também registrou seis novos óbitos em decorrência da infecção, elevando para 659 o total. Duas idosas, de 81 e 71 anos, e quatro idosos, de 85, 84 e dois de 70 anos, foram os mais recentes.

Localizado na esquina da avenida Saul Elkind com a rua Luís Brugin, o centro irá atender à população idosa com mais de 85 anos e profissionais de saúde acima dos 40, entre 8h e 20h. Assim como no último sábado no Parque de Exposições Governador Ney Braga, a vacinação só ocorrerá mediante a aprovação do cadastro no sistema da Secretaria Municipal de Saúde e a apresentação do código de forma impressa.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 1.240 profissionais aptos a serem vacinados estão em processo de aprovação dos seus cadastros. No entanto, esta análise também depende da validação dos conselhos de classe.

Conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, 1,4 mil doses serão disponibilizadas para os grupos prioritários em um local que possui "fácil acesso, com características necessárias para receber a sala de vacinas e que as pessoas sabem onde fica", afirmou.

SUPERLOTAÇÃO

Londrina voltou a registrar 100% de ocupação nos leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento da Covid-19 nesta quinta-feira. Conforme o boletim, todos os 96 leitos estavam ocupados, o que ocorre já considerando que pacientes foram transferidos para outros municípios mediante solicitação da diretoria do HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

No caso das UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivas para o atendimento de adultos diagnosticados com Covid-19, a taxa de ocupação ficou em 80%.

Quase 34 mil pessoas são consideradas curadas e, segundo o levantamento mais recente, 18.402 já foram vacinadas.

PARANÁ

O Paraná ultrapassou a faixa dos 600 mil casos confirmados, com 10,9 mil mortes em decorrência da Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram divulgados 92 óbitos em todo o estado

Ao mesmo tempo, a vacinação já atingiu 271,2 mil paranaenses, informou a Sesa (Secretaria Municipal de Saúde). Destes, 37,6 mil já contam com a segunda dose do imunizante.

A expectativa é para a chegada de novos lotes do imunizante. De acordo com o Ministério da Saúde, o estado vai receber 2,4 milhões de doses entre a próxima semana e o fim de março. Até agora, 539 mil doses foram enviadas pelo Governo Federal.