Brasília, 26 (AE) - O governador do Mato Grosso do Sul, José Orcírio, o Zeca do PT, apresentou hoje ao presidente Fernando Henrique Cardoso uma alternativa ao "imposto para os pobres", bandeira do presidente do Congresso, Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). A proposta, segundo o governador, é que os Estados que já fizeram seus ajustes fiscais deixem de pagar uma parte de suas dívidas mensais à União para que esses recursos sejam empregados livremente pelos governadores em projetos sociais.
"No Mato Grosso do Sul a parcela da dívida mensal é de R$ 13 milhões e se o governo abrisse mão de pelo menos metade disso
muitos dos problemas sociais estariam resolvidos", acredita o governador. O presidente, segundo Zeca do PT, prometeu estudar a proposta e, segundo o governador, Fernando Henrique afirmou que hoje a carga tributária do País é "muito grande" para que se discuta a criação de um novo tributo. O porta-voz do presidente, Georges Lamazire, não confirmou o comentário de Fernando Henrique sobre a proposta do governador.
De acordo com Zeca do PT, o presidente pediu que o governador entrasse em contato com o governador de Sergipe, Albano Franco (PSDB), para que fossem retomadas as negociações entre os governadores. "O presidente quer retomar as conversas iniciadas com os governadores em fevereiro, na Granja do Torto", afirmou. O governador pediu ainda ao presidente Fernando Henrique apoio no pedido de empréstimo ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para um programa de incentivo ao turismo no Pantanal. Segundo o governador, o investimento do banco seria na ordem de R$ 200 milhões.

mockup