Xanana reúne-se com FHC
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de março de 2000
Por Paula Andrade, especial para a AE
Brasília, 30 (AE) - O líder da resistência timorense, José Alexandre Xanana Gusmão, foi recebido nesta quinta-feira (30) pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Durante o encontro, o líder reiterou o pedido de auxílio na reconstrução do Timor Leste.
O Brasil se comprometeu em enviar livros e remédios para o Timor Leste, mas reafirma que não poderá dar auxílio financeiro.
Para amanhã, na agenda de Gusmão, está previsto um encontro com o vice-reitor da Universidade de Brasília. Ainda pela manhã, o líder terá uma audência com o vice-presidente Marco Maciel.
Ele também visitará os vice-presidentes do Senado, senador Geraldo Melo (PSDB-RN), e o da Câmara, deputado Heráclito Fortes (PFL-PI).
Logo após encontro com o ministro interino de Relações Exteriores, embaixador Gilberto Coutinho Paranhos Velloso, Xanana concederá entrevista coletiva. Ele visitará o secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Xanana irá ao Ministério da Educação, às 18h, agradecer ao ministro interino, Luciano Olivia Patrício, pelo envio de livros e material didático para compor a biblioteca universitária do Timor Leste, destruída durante o processo de independência do País.
No fim do dia, ele viajará para São Paulo, onde tem encontros com organizações não-governamentais (ONGs), no Memorial da América Latina, e representantes da Igreja Católica, que arrecadaram US$ 180 mil para ajudar na reconstrução.
Em todo o mundo a Igreja Católica conseguiu reunir, em doações
US$ 1,9 milhão. Com os reitores das universidades públicas de São Paulo, Xanana irá acertar um convênio para intercâmbio de professores e alunos.
Na segunda-feira, o líder timorense terá um encontro com o governador Mario Covas. Depois do almoço, ele visitará a redação dos pricipais jornais paulistas para então seguir para o Rio de janeiro. Ele irá à Fundação Oswaldo Cruz e aos principais jornais cariocas. Na quinta têm audiência com a vice-governadora Benedita da Silva e viajará para Buenos Aires no final da tarde.