Curitiba - Os cerca de 4 mil funcionários da fábrica da Volkswagen, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), entraram em férias coletivas, ontem. Eles foram dispensados por 10 dias. Com a medida, a montadora pretende reduzir custos e diminuir o impacto da crise enfrentada pela empresa. Parte dos trabalhadores da unidade Anchieta, no ABC paulista, que trabalham nas linhas de montagem dos modelos Fox e Pólo, também, tiveram uma semana de férias e estão retornando agora ao trabalho.
A unidade da Volkswagem em São José dos Pinhais deixará de produzir nesse período cerca de 8 mil veículos, uma vez que a produção diária é de 800 unidades dos modelos Fox, Europa Fox, Cross Fox, Golf e Audi.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, estaria prevista a demissão de 900 funcionários da fábrica de São José dos Pinhais até o início de 2007. A assessoria da Volks alegou que o plano de reestruturação da empresa está sendo iniciado agora e que não divulgará números oficiais.

mockup