São José dos Campos, SP, 08 (AE) - A Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou para o próximo sábado (11) o lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), que colocará em órbita o Satélite de Aplicação Científica-2 (Saci-2). O Centro de Lançamento de Alcântara (MA) encerrou ontem (07) a contagem regressiva simulada e iniciou os preparativos finais para a operação. O horário da ignição dos motores do foguete está marcado para acontecer às 16h30. A janela de lançamento neste dia é prevista para atender entre as 16h30 e 19 horas.
A simulação foi realizada com o objetivo de verificar se os sistemas estavam respondendo de maneira adequada e dentro dos parâmetros estabelecidos. Como todos os testes foram positivos, o lançamento foi confirmado para esse final de semana. A data anterior era 7 deste mês, porém os técnicos e engenheiros do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) decidiram obter mais informações sobre a integração do foguete, satélite e sistemas de solo.
Essa será a segunda tentativa do Brasil dentro da Missão Espacial Completa Brasileira (Mecb) de utilizar um conjunto totalmente nacional numa atividade espacial. A primeira tentativa de colocar o VLS e o Satélite de Coletas de Dados (SCD-2A ) fracassou, pois o lançador explodiu alguns segundos após decolar. Uma falha na malha pirotécnica impediu que um dos booster dos motores acendesse. Esse problema foi solucionado com a troca deste sistema de ignição que já é utilizado neste segundo protótipo de foguete.

mockup