Imagem ilustrativa da imagem Vítimas de abuso sexual denunciam morador da zona leste de Londrina
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Um homem de 54 anos, morador da Vila Ricardo, zona leste de Londrina, foi preso por suspeita de ter abusado sexualmente de crianças e adolescentes da região. A investigação é conduzida pelo Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes) em Londrina. Duas vítimas formalizaram denúncias.

De acordo com a delegada Lívia Pini, o homem fornecia quantias em dinheiro, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas em troca da prática de atos sexuais com os meninos.

“Esse indivíduo residia há bastante tempo ali no bairro e era bastante conhecido por todos na região. Ele abordava esses meninos, gerava ali uma relação de amizade. [...] Os relatos são de que essas abordagens se iniciavam quando esses garotos eram ainda muito pequenos. Um deles era ainda criança quando isso se iniciou. São condutas realmente muito graves”, ressaltou.

Uma das vítimas contou que os abusos ocorreram em 2013, quando ele estava com 13 anos. Há relatos de que o mesmo crime teria sido praticado em 2019 e em 2020 com outro adolescente na mesma idade. Conforme a delegada, outros cinco garotos teriam sido vítimas do aliciador.

“Como as vítimas são meninos existe bastante receio em fazer esses relatos. [...] Não houve violência nesses casos, mas esses indivíduos são vulneráveis seja pela idade, seja pelo estado de embriaguez ou seja pelo consumo de drogas. Então isso caracteriza o crime. Quem tem a responsabilidade nessa situação é o adulto, mas existe essa culpa que a vítima carrega e isso, muitas vezes, traz uma resistência no relato dos fatos”, explicou.

Os detalhes da investigação não foram revelados. Computador, celular e outros equipamentos eletrônicos utilizados pelo suspeito foram apreendidos e serão periciados para verificar a existência de outras vítimas. O homem preso nesta terça-feira (20) já foi detido anteriormente por porte de arma e vias de fato.

A pena para o crime de estupro de vulnerável varia entre 8 e 15 anos de reclusão quando a vítima tem menos de 14 anos de idade. Outros fatores podem resultar no aumento da punição. A polícia acredita que mais crianças e adolescentes possam ter sido vítimas do homem investigado. Denúncias podem ser feitas ao Nucria pelo telefone (43) 3325-6593.