Curitiba- A Prefeitura de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) deve continuar nesta semana a prestar atendimento emergencial às cerca de 10 mil pessoas que tiveram imóveis e outros bens danificados em razão da forte chuva na noite da última sexta-feira.
Segundo o secretário municipal de Governo, Aldrian Matoso, foram atingidos 17 bairros vizinhos ao Rio Ressaca, cujo nível aumentou muito, provocando alagamentos. ''Foi muita chuva. Até algumas casas a 60 metros do rio foram atingidas. A água subiu rápido mas também desceu rápido. A instrução foi para que as pessoas retornassem às casas. Mas alguns moradores eventualmente podem ter ido para residências de parentes'', disse Matoso.
A administração municipal decretou situação de emergência no sábado. ''Desde então, estão sendo distribuídos colchões, cestas básicas, materiais de limpeza'', relatou o secretário. A Defesa Civil também está colaborando no acompanhamento das famílias atingidas.
Matoso explicou que os alagamentos também provocaram estragos em vias e obras de pavimentação de São José dos Pinhais. ''A respeito da situação dos imóveis danificados, a prefeitura está estudando uma forma de ajudar as famílias através da Secretaria de Habitação. A princípio, prestamos apenas o atendimento emergencial'', disse o secretário. Interessados em ajudar com a doação de eletrodomésticos, móveis e outros objetos podem obter informações no site www.sjp.pr.gov.br.
A prefeitura informou que há cerca de três anos estuda a obtenção de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para execução de um projeto de revitalização das áreas em torno do Rio Ressaca. A ação incluiria a criação de parques e deslocamento de famílias que moram na região.
''Nas terras ao longo do rio, há algumas áreas de ocupações irregulares. Outras famílias têm documentação, mas estão em áreas de proteção ambiental. Elas conseguiram os documentos numa época em que o tema preservação não era tão discutido. As famílias que têm a documentação serão indenizadas e as que vivem em ocupações irregulares serão realocadas'', explicou Matoso. A Prefeitura de São José dos Pinhais espera que o contrato com o BID seja assinado neste ano.
A Defesa Civil informou que ao todo cerca de 12 mil pessoas foram afetadas pela forte chuva do fim de semana no Paraná. Cerca de 3 mil edificações foram danificadas. Dezesseis municípios foram atingidos: São José dos Pinhais, Arapongas, Curitiba, Rebouças, Maringá, Ponta Grossa, Assaí, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Lunardelli, Ivaiporã, Manoel Ribas, Jardim Alegre, Apucarana e Santa Helena.

mockup