Vitaminas na dose certa
PUBLICAÇÃO
domingo, 15 de agosto de 2010
Mariana Lenharo<br>Agência Estado 
São Paulo - Se a falta de vitaminas pode prejudicar a saúde, consumir algumas delas em excesso também pode ser ruim para o organismo. Dor de cabeça, vômitos e até sintomas de intoxicação estão relacionados ao abuso desses nutrientes, segundo os especialistas em nutrição humana. Na avaliação deles, o problema é que, como as vitaminas não dependem de receita médica, o risco de passar do ponto na suplementação aumenta.
Para a nutricionista Anita Sachs, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o melhor lugar para se procurar vitaminas é a feira ou o supermercado, não a farmácia. ''Em alguns casos, os suplementos são recomendáveis, mas não se pode consumi-los aleatoriamente. Em excesso, são prejudiciais e podem até contribuir para alguns quadros de câncer'', garante.
Ter uma alimentação balanceada é o segredo para suprir todas as necessidades diárias de vitaminas e minerais. Segundo a nutricionista Virgínia Nascimento, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), uma dieta que inclua legumes e verduras no almoço e jantar, além de frutas no café da manhã e no café da tarde, já é o suficiente para atingir a quantidade de nutrientes necessários para a manutenção da saúde. ''Isso, desde que a pessoa varie os alimentos; variar é importantíssimo'', destaca.
Vale lembrar que muitos produtos industrializados já contêm doses extras de vitaminas e minerais. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são considerados ''enriquecidos'' os alimentos que fornecem 30% da ingestão diária recomendada (IDR) de determinado nutriente a cada 100 g.
A bióloga Adriana Ribeiro da Silva, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, estudou os efeitos da superdosagem da vitamina E em ratos e descobriu que o efeito anti-inflamatório da vitamina dá lugar à piora no quadro de inflamação quando o nutriente é ingerido em excesso.
Em relação ao ferro, as consequências da sobrecarga foram analisadas pelo médico Rodolfo Cançado, professor de hematologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa. Segundo ele, o acúmulo de ferro nos tecidos eleva a formação de radicais livres, elementos que podem provocar dano celular, fibrose e esclerose de alguns órgãos.


