Violência provoca aumento de refugiados em acampamentos
Atambua, Indonésia, 09 (AE-AP) - Notícias de um descontrole na violência em Timor Leste estão provocando um aumento significativo no número de refugiados em torno da fronteira timorense, com cerca de 50.000 pessoas já acampadas no local.
Muitos dos refugiados disseram que foram forçosamente retirados de suas casas por milicianos antiindependência e enviados para acampamentos controlados pelo exército indonésio e pelos mesmas milícias que os aterrorizam.
Os dezenas de milhares que se acomodaram sob barracas de plásticos azuis e laranjas, instaladas em um acampamento próximo a Atambua (20 quilômetros a oeste da fronteira), trocam histórias de horror, a maioria provocada por milicianos sanguinários.
"Eu vi alguns mortos. Mas não sei quem os matou. Depois, tentei fugir o mais rápido possível", disse Jesus da Costa, um motorista de táxi que deixou Dili na terça-feira em meio à violência.
Timor Leste se transformou em terra de ninguém depois do anúncio, feito no sábado, de que a maioria absoluta de sua população havia optado pela independência em um referendo supervisionado pela ONU. O anúncio gerou atos de violência por parte dos milicianos favoráveis à presença da administração indonésia no território.
Na sexta-feira, milhares de refugiados, geralmente famintos e cansados, estavam chegando nos campos fronteiriços. No mesmo dia
o depósito de comida e água já estava escasso, e muitos temiam que a superpopulação do local pudesse resultar em problemas de saúde pública.
Várias pessoas nos acampamentos descreveram a jornalistas como eles testemunharam matanças realizadas pelas milícias. "Vi dezenas de pessoas serem mortas a tiros", disse um dos refugiado, habitante de Dili.
Os milicianos ameaçam matar os jornalistas estrangeiros e observadores que tentam chegar nos acampamentos de refugiado ou entrar em Timor Leste. "A perseguição e captura de civis continua", disse Taur Matan Ruak, chefe pró-independência de um dos campos de refugiados.





