Dili, 09 (AE-AP) Milícias anti-independência dispararam tiros contra o principal mercado na capital do Timor Leste, Dili, hoje (09), levando a horas de confronts que poderiam causar ao fracasso dos esforços de paz das Nações Unidas para o território.
Um homem morreu e diversos outros ficaram feridos, informaram fontes médicas. A violência eclodiu no momento em que representantes das Nações Unidas deram início à preparação para o referendo popular que vai decidir em agosto o futuro do território.
Testemunhas afirmaram que as milícias, acusadas de matar dezenas de pessoas em ataques anteriores por todo o Timor Leste, atacaram o mercado de Dili e pediram dinheiro dos comerciantes.
Outros atacaram pessoas que acusavam de apoiar a campanha para idependência da Indonésia, que invadiu a antiga colônia portuguesa em 1975.
O ataque aconteceu depois de uma disputa por dinheiro de jogo dentro do mercado, informaram testemunhas.
Grupos pró e contra a independência entraram em confronto, atirando pedras e garrafas uns contra os outros. A polícia interveio, dando tiros para o ar e bloqueando as ruas em torno do mercado.

mockup