Imagem ilustrativa da imagem Vila Fraternidade terá nova UBS
| Foto: Vivian Honorato / N.Com

Os moradores da Vila Fraternidade (zona leste) ganharão uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). O anúncio foi feito pelo Marcelo Belinati, que assinou na manhã deste domingo (12) a ordem de serviço autorizando o início da obra. Orçada em R$ 950 mil, a construção será iniciada no próximo dia 20 e tem previsão de término em oito meses.

A nova UBS será construída na rua Santa Cecília, no mesmo local onde funcionou até 2013 o posto de saúde considerado o mais antigo do Brasil. Construída na década de 1970, a antiga unidade foi demolida em 2013 devido a problemas estruturais do prédio, como goteiras e falhas no sistema elétrico e hidráulico.

“Construiremos na Vila Fraternidade a UBS mais moderna da cidade”, afirmou o prefeito sobre a obra que contará com 311 metros quadrados de área construída divida em 20 ambientes. “Usaremos tudo o que há de mais moderno nesta construção. Somente de ar-condicionado serão disponibilizados 25 aparelhos”, enfatizou o prefeito sobre a obra orçada em R$ 950 mil e que será executada com recursos da prefeitura com o auxílio do Governo do Estado.

Durante a assinatura da ordem de serviço que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, o prefeito destacou que a reconstrução da UBS da Vila Fraternidade atende a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro. “Essa solicitação tem sido feita desde o meu primeiro dia de mandato”, afirmou. “É uma grande conquista para nós moradores, pois desde que o Ministério Público determinou a demolição do antigo posto de saúde a comunidade luta por essa reconstrução”, salientou a aposentada Marlene Dina de Oliveira, que mora no bairro há 43 anos.

A nova UBS será construída na rua Santa Cecília, no mesmo local onde funcionou até 2013 o posto de saúde considerado o mais antigo do Brasil
A nova UBS será construída na rua Santa Cecília, no mesmo local onde funcionou até 2013 o posto de saúde considerado o mais antigo do Brasil | Foto: Vivian Honorato/ N.Com

“Moradores da vizinhança, como o Jardim Pindorama e parte da Vila Casoni, também serão beneficiados com essa obra. É uma vitória para nós idosos, que temos que optar entre ficar horas esperando ônibus para ir e voltar da UBS da Vila Ricardo ou ir a pé correndo o risco de ser atropelado ao atravessar as avenidas movimentadas que têm pelo caminho”, ressaltou o aposentado Claudinei Sanches, que mora na Vila Fraternidade desde 1991.

“É um momento histórico para a comunidade da Vila Fraternidade e para o sistema de saúde como um todo. Trata-se da reconstrução de uma das mais antigas Unidades Básicas de Saúde do Brasil. Então, além de todo o caráter assistencial da comunidade, tem uma importância cultural muito grande pois o prefeito está reerguendo a história da saúde na cidade de Londrina”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado sobre a UBS que atenderá uma demanda, segundo ele, de quatro a seis mil moradores.