São Paulo, 15 (AE) - Um produto feito com casca de crustáceos que, segundo fabricantes, impede a absorção de gordura pelo organismo, teve sua venda proibida pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS). Feito pela Farmasa Laboratório Americano de Farmacoterapia, o produto Control, composto por quitosana, foi lançado há dois meses como um complemento alimentar. Apesar desse registro, fabricantes afirmam que o produto teria efeitos semelhantes a um medicamento lançado há pouco no mercado para emagrecer: no estômago, capturaria as gorduras ingeridas e formaria um gel, expelido pelas fezes.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde, a comercialização do Control foi suspensa em razão da propaganda feita em consultórios médicos para o uso terapêutico do Control. Ainda segundo a assessoria, o produto, apesar de estar inscrito como alimento, contém, em sua embalagem, também indicações para emagrecer.
Emagrecimento - Além do Control, há outros produtos no mercado feitos com quitosana que continuam sendo vendidos. "Procuramos o CVS tão logo vimos a determinação publicada no Diário Oficial", afirmou hoje o diretor de Marketing da Farmasa
Nelson Libbos. Segundo ele, serão feitas alterações no material publicitário e, com essa correção, o produto será novamente liberado.
"Vários propagandistas vieram em meu consultório dizendo que o produto seria bom para emagrecer", afirmou o endocrinologista Alfredo Halpern. "No entanto, nenhuma pesquisa científica comprovou isso." O médico Márcio Mancini tem a mesma opinião. "Não há nada que mostre que o produto pode ser usado como um auxiliar para o emagrecimento", comentou. Segundo ele, estudos já realizados demonstram que o produto não interfere na absorção da gordura pelo organismo.
Para Halpern, no entanto, a questão mais importante refere-se ao tratamento dado ao produto: "Como algo que recebe licença como complemento alimentar pode, mais tarde, ser vendido como um medicamento?", questiona. Segundo Libbos, pesquisas demonstram que o produto tem efeitos terapêuticos. "E ele é um complemento, tanto é que recebeu autorização do ministério."

mockup