Sorocaba, SP, 01 (AE) - Cerca de 200 mil veículos vão deixar São Paulo entre sexta-feira (03) e sábado pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares levando paulistanos que passarão o carnaval no interior, segundo os cálculos da concessionária Viaoeste. Na Castelo, que deve receber 165 mil veículos, pela primeira vez em um feriado prolongado o tráfego estará sendo monitorado por 78 câmeras de TV instaladas nos 80 quilômetros iniciais.
Os horários de pico no volume de tráfego serão entre as 15 e 24 horas de sexta e das 5 às 15 horas no sábado. As obras em andamento nas rodovias serão paralisadas nesses períodos. No retorno, entre terça e quarta-feira, 78 mil veículos usarão a Castelo e 27 mil a Raposo Tavares. A Viaoeste vai distribuir 50 mil camisinhas e 55 mil sacos de lixo no pedágio de Itapevi, no km 33 da Castelo. Serão mobilizadas 600 pessoas para o atendimento aos usuários das estradas.
A concessionária da SPVias, que assumiu a administração da Castelo no trecho de Tatuí (km 127) a Espírito Santo do Turvo (km 313), e da Raposo Tavares de Araçoiaba da Serra (km 115) a Itapetininga (km 168), vai mobilizar 130 homens e 30 viaturas para atender os motoristas. A empresa espera um movimento 10% maior que o do carnaval do ano passado, quando 40 mil veículos passaram por dia no trecho entre os pedágios de Iaras e Itatinga. A concessionária, que assumiu a operação das estradas há 15 dias, mobilizou 250 operários para realizar reparos de emergência em trechos críticos, além de tapa-buracos, sinalização e capina.